Banca de QUALIFICAÇÃO: DENNIS EMANOEL XAXÁ DA SILVA

DATA : 15/03/2024
LOCAL: DEART - UFRN

DO VERSO AO SUBVERSO: AULA-PERFORMANCE E OS SEUS DESLOCAMENTOS POÉTICOS

Artes na escola; Pedagogias da performance; Subversão na escola; Programa Performativo; Aula-performance.

Ser um arte-educador que nunca esteve satisfeito com a realidade escolar, me fez analisar a minha trajetória escolar e acadêmica, e a partir dessas experiências percebi que estamos vivendo em um “verso” escolar engessado, quadrado e que não acolhe manifestações artísticas e as subjetividades das partes envolvidas no processo de educar. O objetivo desta pesquisa é cartografar deslocamentos poéticos provocados em um ambiente escolar a partir de práticas performativas que subvertem os espaços e os sentidos de escola, de aula, de estudante e professor. Para isso, foram desenvolvidos experimentos performativos em uma turma do 1° ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Edificações do IFRN - Campus Mossoró. A cartografia como método de pesquisa tem evidenciado pontos importantes deste percurso pedagógico, em diálogo com discussões relativas à subversão (TEIXEIRA, 2019), deslocamento poético, transpedagogia (HELGUERA, 2011), professor-performer (CIOTTI, 2014), aula em fluxo (OLIVEIRA JUNIOR, 2013), orientação emancipatória (RANCIÉRE, 2002), skholé (MASSCHELEIN; SIMONS, 2014), aula-performance e programa performativo (FABIÃO, 2013). Mesmo nessa etapa da pesquisa, já consigo elaborar um pensamento sobre como as aulas-performances subvertem os sentidos de escola de forma metodológica, filosófica, poética e estética.

Interna - 2319863 - ANA CALDAS LEWINSOHN
Externo à Instituição - ANTONIO WELLINGTON DE OLIVEIRA JUNIOR
Presidente - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO
Externa ao Programa - 1672505 - NAIRA NEIDE CIOTTI - null