Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMA FERREIRA DA SILVA

DISCENTE : JOELMA FERREIRA DA SILVA
DATA : 22/11/2023
LOCAL: Remoto

Dos Sentidos ao Sensorial: um percurso no teatro a partir da ausência da visão

Acessibilidade, Teatro Sensorial, Pessoas com deficiência visual, Sensorialidade, Pesquisa Performativa

O foco deste estudo está centrado em explorar o Teatro Sensorial, percorrendo um itinerário de experimentação e de descobertas de práticas teatrais sem o agenciamento da visão, culminando na montagem (2019) e remontagem (2022) do espetáculo SonhAlice, inspirado na obra de Lewis Carroll (1832-1898). Buscamos analisar as ferramentas multissensoriais acessíveis relacionadas à presença/ausência da visão na cena teatral, bem como compreender as percepções dos espectadores para aprimorar a técnica e contribuir para estudos na área de acessibilidade teatral. Como fundamentação metodológica, adotamos a Pesquisa Performativa de Brand Hanseman (2015), sendo esta guiada-pela-prática. O percurso reflexivo construído se organiza, tendo como referências as experiências construídas no período da licenciatura em teatro, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e no Projeto de Extensão Teatro e não Vidência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já no contexto da Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC). Como resultado, implementamos a audiodescrição no contexto do teatro sensorial, o que resultou em um aprimoramento na acessibilização da preparação do elenco e recepção cênica.

Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA - UFAC
Presidente - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES