Banca de DEFESA: JOÃO FRANCISCO DE AZEVEDO NETO

DISCENTE : JOÃO FRANCISCO DE AZEVEDO NETO
DATA : 23/11/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE TEATRO EM CONTEXTO PANDÊMICO: PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO IFRN

Tecnologias Digitais, Ensino Remoto de Teatro, Práticas Metodológicas.

Diante do contexto mundial estabelecido pela pandemia Covid-19, a Educação teve que se adaptar a outros espaços escolares e outras maneiras de presença e interação foram estabelecidas, de ensino que não era mais físico, e sim virtual. A referência de localização das escolas e universidades foi convertida para o ambiente particular de cada cidadão e cidadã dentro de suas casas. Assim, a interação entre docentes e discentes se deu por meio de telas definidas por dispositivos tecnológicos digitais como computadores, celulares e tablets. O espaço do ensino formal se deu por meios virtuais de aprendizagem em uma nova perspectiva de ensino, e didáticas foram sendo estabelecidas, para viabilizar o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), determinado pelo governo federal como estratégia de manutenção das atividades de ensino. A presente pesquisa visou conhecer as ferramentas e as práticas metodológicas que estavam sendo desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - IFRN pelos(as) docentes no ensino de Arte-Teatro e como estavam sendo vivenciadas pelos(as) alunos(as). Neste sentido, foram realizadas entrevistas com educadores do Instituto, que compartilharam suas experiências no contexto de ensino remoto e a essas foi acrescentada uma experiência pessoal de mediação junto ao Ensino Médio Técnico de Informática, possibilitando assim uma percepção própria do ensino de Teatro no contexto pandêmico e a aplicação de um questionário junto aos(às) estudantes com os(as) quais trabalhei. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica etnográfica, com base na autora Marli Eliza André e trouxe perspectivas e conceitos sobre as tecnologias e presença a partir das concepções de autores das artes da cena Jorge Dubatti, Yara Rondon e da educação como Araújo Vilaça. Apresentou também uma perspectiva histórica da presença da tecnologia no teatro, com autoras como Margot Berthold e Cibele Forjaz Simões. A partir das informações relacionadas às práticas de ensino, dispositivos tecnológicos trabalhados e mediações de aulas realizadas, foram estabelecidos dados sobre possibilidades concretas para o ensino de práticas de teatro, processos artísticos, jogos teatrais, construção dramaturgia com intervenção direta das tecnologias digitais, que atenderam aos propósitos e necessidades do período estudado, podendo, no entanto, contribuir com as opções metodológicas de outros(as) docentes em suas escolhas para o ensino de Teatro.

Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Presidente - ***.331.461-** - MÔNICA VIANNA DE MELLO - UFBA