Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUEL FRANCISCO JOÃO DA COSTA

DATA : 24/10/2022
LOCAL: Universidade de Luanda

A BUSCA DO MUNTU: O TREINAMENTO CORPORAL DO ATOR DO BIMPHADI

Muntu; Grupo Bimphadi, Processo de Criação, Treinamento Corporal.

A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos atores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as práticas de criação cênica do grupo. Essa pesquisa participativa de caráter experiencial nasce do desejo de elaboração de um treinamento corporal para o ator do Bimphadi, desenvolvido a partir do Muntu e de um mergulho nos saberes das manifestações culturais angolanas A fim de investigar os potenciais de criação do ator foram escolhidos alguns elementos ritualísticos dos grupos étnicos aos quais os atores do Bimphadi pertencem e a partir deles foi feito um processo de recriação. Busca-se, através desta pesquisa, refletir sobre a preparação corporal do ator na “apreendizagem” da dança e/ou movimento cênico usando como ponto de partida as danças e canções rituais da cultura angolana. A fim de se reconectarem com a criação cênica os atores do Bimphadi propõem um reencontro com o Muntu, termo de origem Nyaneka que trata da conexão do ser consigo mesmo (pessoa/Ser Total).

Externo à Instituição - ANTÓNIO LUIS JORGE GUMBE
Presidente - 2413545 - LEONIDAS DE OLIVEIRA NETO
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 14/10/2022 12:26