PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: MARCELA MONTEIRO PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA MONTEIRO PIMENTEL
DATA : 02/05/2024
HORA: 10:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

MONITORAMENTO DA SARCOPENIA POR MEIO DE DISPOSITIVO VESTÍVEL EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: RESULTADOS DO ESTUDO PRO-EVA.


PALAVRAS-CHAVES:

 Sarcopenia, idosos, dispositivos vestíveis, atividade física.


PÁGINAS: 114
RESUMO:
Introdução: Dispositivos vestíveis (DV) vêm ganhando destaque pela mensuração de indicadores de saúde e componentes de atividade física (AF), que se relacionam com condições crônicas de saúde. Contudo, a sua aplicabilidade no monitoramento da sarcopenia ainda é uma lacuna na literatura.

Objetivo: Investigar como dispositivos vestíveis podem auxiliar na avaliação e  monitoramento da sarcopenia em idosos comunitários.

Métodos: Essa tese é composta por três estudos: Artigo 1 – Trata-se de um protocolo de Revisão Sistemática (RS). Artigo 2 – Estudo de RS. Artigo 3 – Estudo observacional e metodológico desenvolvido com idosos comunitários, que foram avaliados quanto a presença de provável sarcopenia e quanto ao nível de Atividade Física (AF) a partir da utilização de um dispositivo vestível do tipo smartwatch, com o objetivo de estabelecer pontos de corte para discriminar provável sarcopenia, por meio da Curva ROC (Receiver Operating Characteristic).

Resultados: Artigo 1 – O protocolo de RS delimitou-se na busca de estudos observacionais e/ou dados iniciais de estudos prospectivos, que utilizassem dispositivos vestíveis no monitoramento da sarcopenia. Considerou-se apenas os consensos EWGSOP, EWGSOP2 e IWGS como critério diagnóstico. Esse protocolo foi submetido no International Prospective Registry of Systematic Reviews (PROSPERO).

Artigo 2: O estudo de RS incluiu 6 estudos, cuja sumarização dos resultados sugerem que a intensidade de AF, medida a partir de acelerômetros triaxiais, é o parâmetro mais comumente utilizado, demonstrando associação entre nível de AF e sarcopenia. Os segmentos corporais para posicionar os sensores com maiores potencialidades a serem explorados são quadril e pulso.

Artigo 3: Foram avaliados 168 idosos, dentre os quais, 69 apresentaram provável sarcopenia, com média de 75.8 ±56.2 minutos ativos envolvidos em AF leve por semana e média de 80.8 ±56.9 minutos envolvidos em AF moderada por semana. Os pontos de corte de melhor acurácia foram 109 minutos (AUC: 61%) para AF leve; 56 minutos (AUC: 65%) para AF moderada; 8.417 (AUC: 67%) para número de passos por dia; 2.707 (AUC: 65%) para calorias; e 5.439 metros para distância percorrida por dia.

Conclusões: Os achados, particularmente, a partir dos artigos 1 e 2, sugerem que a medição do nível de AF e mobilidade através de acelerômetros triaxiais se mostra promissora no monitoramento do desempenho físico de indivíduos com provável sarcopenia. Além disso, contribui na compreensão de como medidas de AF e mobilidade podem ser exploradas no contexto do monitoramento e apresentar recomendações para novas pesquisas na área. Ademais, os resultados do artigo 3 demonstram que o constructo de AF, avaliado por dispositivo vestível, é um bom classificador para discriminar provável sarcopenia. Dessa forma, a tecnologia pode ser vista como uma ferramenta viável que pode contribuir para o monitoramento da sarcopenia, permitindo identificação e planejamento de intervenções precoces.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Interna - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Externo ao Programa - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA - UFRNExterna à Instituição - KATIA ELIZABETE GALDINO - UEPB
Externa à Instituição - ANA TEREZA DO NASCIMENTO SALES FIGUEIREDO FERNANDES
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 10:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao