PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: SABRINA GABRIELLE GOMES FERNANDES MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA GABRIELLE GOMES FERNANDES MACEDO
DATA : 18/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

EXPLORAÇÃO E COMPARAÇÃO DE PONTOS DE CORTE PARA O RASTREIO DA SARCOPENIA EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: RESULTADO DO ESTUDO PRO-EVA.


PALAVRAS-CHAVES:

Sarcopenia, idosos, idosos comunitários, valores de referência, predição, antropometria.


PÁGINAS: 159
RESUMO:

INTRODUÇÃO: O tecido muscular esquelético é um componente importante para o estudo da condição de saúde e do estado nutricional dos idosos, e junto com a força muscular, tem uma grande importância para atividades como deambulação, mobilidade e independência funcional e sua redução é um componente essencial para o estabelecimento do diagnóstico da sarcopenia, portanto, a sua medição necessita der viável para a pesquisa e a prática clínica. Tendo em vista isso, faz-se necessário compreender o que existe na literatura a respeito dos valores de pontos de corte disponíveis e quais outras estratégias de avaliação podem ser utilizadas, levando em consideração as diferenças de composição corporal e de contexto em que a população idosa está inserida.

OBJETIVO: Explorar e comparar os pontos de corte existentes na literatura para o rastreio da sarcopenia em idosos comunitários.

MÉTODOS: Essa tese compreende três artigos, sendo uma revisão sistemática (RS) da literatura, um estudo transversal (N=1290 idosos) e um metodológico (N=682) composto por idosos comunitários residentes do município de Parnamirim/Rio Grande do Norte, com idade igual ou superior a 60 anos. Quanto a coleta de dados, para a RS foram considerados estudos observacionais publicados nos últimos 10 anos que utilizaram a dinamometria como forma de rastreio da baixa força muscular no diagnóstico da sarcopenia. Para os outros estudos coletados dados sociodemográficos, antropométricos, composição corporal e desempenho físico. No que diz respeito a avaliação da sarcopenia, os idosos foram avaliados por meio da dinamometria e da MME, por meio das Equações de Predição.

RESULTADOS: Para o Artigo 01 (RS) foram identificados inicialmente 19.730 referências, das quais 62 foram incluídas ao final. Todos os estudos analisados usaram algoritmos ou definições de sarcopenia já estabelecidos na literatura, dentre esses, 16 desenvolveram valores específicos de pontos de corte levando em consideração a população estudada. No Artigo 02, os idosos apresentavam uma média de idade de 69,5 anos e 62,5% eram mulheres. Quanto aos valores de pontos de corte desenvolvidos, utilizando o percentil 20 e considerando a população local, observou-se os seguintes valores: Força de Preensão=25,3 kg para homens e 16 kg para mulheres; MME= 7,88 kg/m² e 5,52 kg/m², para homens e mulheres, respectivamente. Para a velocidade da marcha, encontrou-se o valor de 0,71 m/s para homens e 0,63 m/s para mulheres. No Artigo 03, a amostra foi composta por idosos com média de idade de 70,06 (±7,06) anos e em sua maioria por mulheres (60,7%).  Ao comparar as médias da medida critério (6,7±1,1) e as equações antropométricas, foi visto que a Equação de Baumgartner apresentou uma maior média (12,7± 1,4) e uma maior diferença em relação a medida critério (-6,06kg). Quanto a análise da validade cruzada, apenas a Equação de Visvanhatan 02 atendeu aos critérios de validade propostos por Lohman (p-valor > 0,05, erro padrão estimado = 0,602 e R²= 0,74), além de apresentar um menor viés (0,04) e um menor intervalo entre os limites de concordância, quando comparado a bioimpedância (BIA). CONCLUSÃO: Conclui-se que: #1. Há uma diversidade de valores de pontos de corte disponíveis na literatura para definir a baixa força muscular, e essa heterogeneidade pode variar de acordo com o sexo e o local onde a população foi avaliada; #2. Os pontos de corte específicos para a população do nordeste brasileiros foram diferentes daqueles já estabelecidos na literatura, podendo influenciar assim na prevalência da sarcopenia, superestimando ou subestimando esse valor; #3. Apenas uma equação, que utiliza variáveis mais simples (sexo, peso e altura) mostrou uma boa validade quando comparado a medida-critério (BIA).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Externo à Instituição - CRISTIANO DOS SANTOS GOMES
Externa à Instituição - DANIELE SIRINEU PEREIRA - UFMG
Externa à Instituição - JULIANA FERNANDES DE SOUZA BARBOSA - UFPE
Externa à Instituição - MAYLE ANDRADE MOREIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 08:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao