Efeitos imediatos da aplicação da versão domiciliar do jogo sério VirtualTer na usabilidade e motivação intrínseca de idosos saudáveis.
Envelhecimento, Equilíbrio Postural, Exergames, Realidade Virtual
Objetivo: Analisar os efeitos imediatos da aplicação da versão domiciliar do jogo sério VirtualTer na usabilidade e motivação intrínseca de idosos saudáveis. Método: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, com uma amostra de 25 idosos saudáveis recrutados de forma não probabilística e por conveniência. Foi utilizada versão domiciliar do jogo sério VirtualTer, desenvolvido para a reabilitação do equilíbrio postural de idosos e que contou com a execução das etapas dos desafios (floresta, montanha e deserto), envolvendo o alcance lateral de tronco, onde o idoso deveria realizar o alcance lateral com maior inclinação do tronco e capturar os pacotes de energia que apareciam em diferentes posicionamentos. O jogo foi executado por meio do uso de notebook e a interface usada para a captura dos movimentos foi o PoseNet, um software de reconhecimento de pose via webcam. O jogo foi aplicado no ambiente domiciliar, e cada idoso executou o jogo três vezes. Foi realizada uma avaliação contendo: análise dos dados sociodemográficos, Short Physical Performance Battery (SPPB); International Physical Activity Questionnaire (IPAQ); Escala de Avaliação de Incapacidade WHODAS 2.0. Após a aplicação do jogo, os idosos responderam aos questionários: Inventário de Motivação Intrínseca (IMI) e a System Usability Scale (SUS). Resultados esperados: Espera-se encontrar uma boa usabilidade da aplicação do jogo no ambiente domiciliar e que os idosos se sintam motivados com o uso dessa ferramenta tecnologia inovadora na reabilitação domiciliar gerontológica.