Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEF CAVALCANTI MATIAS DE BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEF CAVALCANTI MATIAS DE BARROS
DATA : 25/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Parecer
TÍTULO:

 CRIOIMERSÃO AUXILIA NA RECUPERAÇÃO DE MARCADORES IMUNOINFLAMATÓRIOS, FUNCIONAIS E NEUROMUSCULARES APÓS DANO MUSCULAR INDUZIDO POR EXERCÍCIO? Ensaio clínico, randomizado, controlado e cego.

 


PALAVRAS-CHAVES:

crioterapia por imersão, dano muscular, crossfit.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A CrioImersão (CI) é bastante utilizada na recuperação esportiva. Alterações dos marcadores de dano muscular podem melhorar o desempenho dos atletas. Porém, os efeitos da CI ainda são controversos. Objetivo: Analisar os efeitos da CI na recuperação de marcadores clínicos, imunoinflamatórios, funcionais e neuromusculares do dano muscular em praticantes de CrossFit. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado e cego, onde praticantes de CrossFit serão aleatoriamente divididos, após protocolo de dano induzido, em 4 grupos de recuperação (grupo Controle, Imersão, CrioImersão e Pacotes de Gelo). Serão avaliados: percepção subjetiva da dor (EVA), Escala de Qualidade Total de Recuperação (TQR), marcadores imunoinflamatórios, salto triplo unipodal, salto com contra movimento e Dinamometria isocinética; pré, pós-protocolo de dano, e após intervenção (imediatamente após, 24h e 48h). Estatística descritiva seguida do teste de Kolmogorov-Smirnov e Levene. Posteriormente, testes paramétricos ou não paramétricos serão utilizados. Resultados serão considerados com p valor < 0,05. Resultados Esperados: Espera-se que a CI auxilie no retorno dos marcadores as condições pré-protocolo, sem prejuízo no desempenho dos atletas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Externo à Instituição - JOÃO LUIZ QUAGLIOTTI DURIGAN - UnB
Presidente - 2566849 - WOUBER HÉRICKSON DE BRITO VIEIRA
Notícia cadastrada em: 26/12/2018 10:00
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa18-producao.info.ufrn.br.sigaa18-producao