Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSA VANESSA DE MEDEIROS FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYSA VANESSA DE MEDEIROS FREITAS
DATA : 19/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

Propriedades psicométricas da versão curta da escala Activities-specific Balance Confidence (ABC-6) para idosos brasileiros residentes na comunidade


PALAVRAS-CHAVES:

Reprodutibilidade de resultados, idosos, equilíbrio postural.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: o desequilíbrio postural é uma das principais causas das quedas em idosos, as quais trazem consequências que vão de limitações funcionais leves a óbito. Torna-se então necessário a validação de instrumentos de avalição do equilíbrio postural que sejam efetivos na prática clínica no atendimento de populações geriátricas. Um dos instrumentos utilizados para avaliação do equilíbrio postural é a versão curta da escala Activities-specific Balance Confidence (ABC-6), a qual foi desenvolvida para avaliar a autopercepção da confiança no equilíbrio em pessoas idosas. No entanto, esta escala necessita de avaliação das suas propriedades psicométricas para sua utilização em populações idosas no contexto social e cultural brasileiro.

Objetivo: avaliar as propriedades psicométricas da escala ABC-6.

Metodologia: trata-se de um estudo metodológico para avaliar as propriedades psicométricas da escala ABC-6. A amostra está sendo constituída pelos idosos residentes na comunidade que atenderem aos critérios de inclusão deste estudo. A escala está sendo aplicada em dois momentos no primeiro dia de avaliação por examinadores distintos determinados por sorteio para avaliar a confiabilidade interexaminador no local de admissão do participante. Uma semana após este primeiro encontro, o terceiro registro das pontuações da escala ABC-6 está sendo realizada por um dos examinadores para determinar a confiabilidade intraexaminador. A avaliação clínica do equilíbrio postural está sendo realizada por meio do Teste Clínico de Interação Sensorial e Equilíbrio modificado (TCISEm), o qual é mensurado em segundos em 4 condições (1: superfície firme e olhos abertos; 2: superfície firme e olhos fechados; 3: superfície instável e olhos abertos e; 4: superfície instável e olhos fechados), do teste de Apoio Unipodal (AU) com olhos abertos e fechados, avaliado também em segundos, e a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). Essa avaliação será utilizada para determinar possíveis correlações com a escala ABC-6. Além disso, será avaliada as possíveis correlações da confiança no equilíbrio mensurada pela ABC-6 e o medo de cair por meio da Falls Efficacy Scale – International (FES-I). Será utilizada a versão 20.0 do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para análise estatística.

Resultados preliminares: até o presente momento, a amostra é composta por trinta e quatro idosos, com média de idade de 72,1 (±5,2) anos e encontra-se em sua maioria composta por mulheres (82,4%). Em relação à prática de exercício físico, 59,9% da amostra atual relata ser sedentária. As três mensurações da confiança no equilíbrio por meio da escala ABC-6 possuem média de 57,0 (±29,7), 59,2 (±29,4) e 55,3 (±29,4), respectivamente. Mais da metade dos idosos afirmam ter medo de cair (79,4%) e a média da pontuação obtida na FES-I é de 30,1 (±9,8). Quanto à avaliação do equilíbrio postural, a média do TCISEm é: 29,2 (±2,7) segundos para a condição 2; 28,7 (±5,0) segundos para a condição 3; e 16,8 (±12,1) segundos para a condição 4. A condição 1 do TCISEm permanece constante (30 segundos para todos os participantes). Já no teste de AU, é possível observar médias de 9,3 (±10,9) segundos quando com olhos abertos e 1,9 (±3,6) segundos quando com olhos fechados. Na EEB, encontra-se uma média de 49,6 (±5,3) pontos no seu escore final.

Palavras-chave: reprodutibilidade de resultados, idosos, equilíbrio postural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Interno - 4374835 - KARYNA MYRELLY OLIVEIRA BEZERRA DE FIGUEIREDO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1639565 - LIDIANE MARIA DE BRITO MACEDO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 02/06/2017 15:27
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa25-producao.info.ufrn.br.sigaa25-producao