Banca de QUALIFICAÇÃO: ADA CRISTINA JÁCOME SARMENTO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADA CRISTINA JÁCOME SARMENTO SILVA
DATA: 11/06/2015
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

PADRÃO POSTURAL, ESTADO NUTRICIONAL, FUNÇÃO PULMONAR, CAPACIDADE DE EXERCÍCIO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS RESPIRADORES BUCAIS, NASAIS E CRIANÇAS SAUDÁVEIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Asma, criança, respiração bucal, postura, estado nutricional, espirometria, fotogrametria


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Objetivo: Avaliar as repercussões da respiração bucal no padrão postural, no estado nutricional, na qualidade do sono, função pulmonar e capacidade funcional de crianças asmáticas. Materiais e métodos: A população será composta por crianças entre 7-11 anos, em que as crianças asmáticas serão encaminhadas a partir do Hospital Infantil Varela Santiago e do Hospital Pediátrico da UFRN (HOSPED) e os escolares saudáveis, vinculados a uma escola da rede pública do município de Natal-RN. A amostra será composta por 51 indivíduos, que serão divididos em 3 grupos: crianças asmáticas respiradores bucais  (ARB), crianças asmáticas respiradores nasais (ARN), crianças saudáveis (GS), sendo 17 sujeitos em cada grupo. As crianças asmáticas serão submetidas previamente à avaliação fonoaudiológica e otorrinolaringológica para determinar quais são respiradores bucais e quais são respiradores nasais. Todos os participantes do estudo serão submetidos às seguintes avaliações: Espirometria; análise do padrão postural através do método da Portland State University (PSU) e pela Biofotogrametria; classificação do estado nutricional utilizando os escores-Z; avaliação da qualidade do sono através da Escala de Distúrbios do Sono em Crianças (EDSC) e Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6M). A análise dos dados será realizada através do programa SPSS 17.0 (Statistical Package for the Social Science) atribuindo-se o nível de significância de 5%. Inicialmente será testada a normalidade dos dados pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. A partir dos resultados, serão utilizados testes de comparação de médias e/ou testes de correlação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Externo ao Programa - 2613606 - SANDRA CRISTINA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 28/05/2015 08:27
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa18-producao.info.ufrn.br.sigaa18-producao