Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA RIQUE FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILLA RIQUE FURTADO
DATA: 17/11/2014
HORA: 15:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA, CAPACIDADE DE EXERCÍCIO, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE SONO DE CRIANÇAS ASMÁTICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Asma; Criança; Qualidade de vida; Teste de capacidade física; Sono.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Introdução: Devido aos sinais e sintomas, a asma infantil é responsável por alterações importantes no sono, no comprometimento do rendimento global durante o dia, e no desempenho escolar. Também é a causa mais importante de limitação para esportes e outras atividades, podendo comprometer a qualidade de vida de crianças asmáticas. Assim, a mensuração da qualidade de vida relacionada à saúde é atualmente um importante indicador em testes clínicos, estratégias de melhoria na prática clínica, pesquisa e avaliação dos serviços de saúde nessa população. Objetivos: O presente estudo tem o objetivo de avaliar a qualidade de vida em uma amostra de 65 crianças asmáticas, de faixa etária: 7-12 anos, e verificar as relações entre esse achado e o nível de atividade física, capacidade funcional, e qualidade de sono. Materiais e métodos: O crescimento e o estado nutricional de cada criança serão avaliados utilizado o software da Organização Mundial da Saúde WHO Anthro Plus (Software Anthro Plus); a percepção subjetiva da dispneia e da fadiga de membros inferiores, através da Escala 10-point Borg category-ratio (CR10); a espirometria, utilizando um espirômetro portátil digital KOKO® (Longmont, Estados Unidos da América); a qualidade de sono, utilizando a Escala de distúrbio de sono para crianças; a capacidade funcional, pelo teste do degrau de 6 minutos; e a qualidade de vida pela aplicação do Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ).  O nível de atividade física será avaliado pela análise da média do Vetor Magnitude obtido pelo uso do acelerômetro Actilife GT3X. Análise dos dados: Será utilizado o SPSS 17, nível de significância de 5%.  Teste de Kolmogorov-Smirnov para normalidade de dados. A estatística descritiva será através de médias e desvios padrões ou mediana. O coeficiente de correlação de Pearson ou de Spearman será utilizado de acordo com a distribuição paramétrica ou não paramétrica encontrada, e serão realizadas análises de regressão linear múltipla (método backward) entre as variáveis que se correlacionaram para avaliar a variável que independentemente poderia determinar a qualidade de vida. Os testes “t” ou de Mann-Whitney poderão ser usados para análise das relações entre variáveis categóricas e quantitativas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Externo ao Programa - 350634 - JAQUELINE FERNANDES PONTES
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Notícia cadastrada em: 12/11/2014 14:32
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao