Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANOEL CLAUDIO FAGUNDES LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANOEL CLAUDIO FAGUNDES LEITE
DATA: 02/09/2014
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

Efeito do Kinesio Taping® no dano muscular induzido pelo exercício excêntrico nos flexores de cotovelo:  ensaio clínico randomizado e cego.


PALAVRAS-CHAVES:

eletromiografia; exercício físico; torque


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Contextualização: O Kinesio Taping® (KT) é uma das bandagens funcionais mais utilizadas globalmente, se propõe, dentre outras coisas, a diminuir dor e edema, aumentar estabilidade articular e o desempenho neuromuscular. Entretanto, não há consenso na literatura dos seus reais benefícios assim como, não foram encontradas evidências científicas quanto ao comportamento do KT no dano muscular induzido. Objetivo: Avaliar o efeito do KT na resposta ao dano muscular induzido pelo exercício excêntrico nos flexores de cotovelo, em indivíduos saudáveis. Materiais e métodos: Trata-se de um ensaio clínico, controlado e randomizado com sessenta voluntárias na faixa etária de 18 a 28 anos, que serão recrutadas e aleatoriamente distribuídas em 3 grupos com 20 integrantes cada: grupo controle (GC) – protocolo de exercício excêntrico sem aplicação do KT, Grupo (KT) – protocolo de exercício excêntrico com aplicação do KT tensionado, grupo Placebo (GP) – protocolo de exercício excêntrico com aplicação do KT sem tensionamento. As voluntárias serão submetidas à avaliação para determinar os valores da perimetria, ADM, nível de dor, SPA, seguido de uma avaliação isocinética com concomitante captação do sinal eletromiográfico, em quatro momentos distintos: o primeiro linha de base (AV1), o segundo imediatamente após o exercício (AV2) e os dois seguintes 24h (AV3), nesta obtido apenas o nível de dor, 48h (AV4) após o protocolo de intervenção. Para esta qualificação serão apresentados os resultados preliminares de 26 sujeitos distribuídos nos três grupos já mencionados. Utilizou-se a média como medida de tendência central e o desvio padrão (DP) como medida de dispersão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE DO NASCIMENTO FALCAO FREIRE - Estácio
Presidente - 1149610 - JAMILSON SIMOES BRASILEIRO
Interno - 2566849 - WOUBER HERICKSON DE BRITO VIEIRA
Notícia cadastrada em: 01/09/2014 16:41
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao