Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA SAMILY DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA SAMILY DE OLIVEIRA COSTA
DATA : 28/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: PLATAFORMA REMOTA
TÍTULO:

ANÁLISE IMUNO-HISTOQUÍMICA DE FATORES RELACIONADOS À QUIMIORRESISTÊNCIA EM NEOPLASIAS DE GLÂNDULA SALIVAR


PALAVRAS-CHAVES:

Transportadores ABC. Transição Epitelial-Mesenquimal. Resistência a múltiplas drogas. Neoplasias das glândulas salivares. Imuno-histoquímica.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Resistência a múltiplas drogas (RMD) no câncer é um processo complexo e multifatorial, no qual os tumores são intrinsecamente resistentes ao tratamento quimioterápico ou adquirem resistência às drogas ao longo do tratamento. Dentre os diversos mecanismos que podem estar associados à RMD, destaca-se o aumento do efluxo de drogas e o processo de transição epitélio-mesênquima (TEM). Nesse contexto, é de fundamental importância, o papel dos transportadores ABC (ATP-binding cassete), uma grande família de proteínas transmembrana dependentes de ATP, como o ABCB1 e ABCG2, e dos fatores de transcrição envolvidos na TEM, como Twist1 e Snail1. Os transportadores podem ser expressos fisiologicamente em uma variedade de tecidos e suas superexpressões têm sido descritas e correlacionadas com a quimiorresistância em diversos tipos de cânceres, como câncer de mama, próstata, ovário, entre outros. A ligação entre o fenômeno da quimiorresistência e da TEM ainda não está bem esclarecida, vários mecanismos têm sido relatados nesse processo, dentre eles a associação dos fatores de transcrição com os transportadores ABC. Em relação às neoplasias de glândulas salivares, os motivos pelos quais estes tumores são inerentemente quimiorresistentes permanecem não elucidados. Na literatura existem poucos estudos avaliando os transportadores ABC e a TEM com a RMD e fatores prognósticos em neoplasias de glândulas salivares. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar a expressão imuno-histoquímica de ABCB1, ABCG2, Twist1 e Snail1 em tumores malignos de glândula salivar (carcinoma mucoepidermoide, carcinoma adenoide cístico e carcinoma de células acinares), comparando com a expressão em um tumor benigno de glândula salivar (adenoma pleomórfico), além de correlacioná-los com os parâmetros clínicos-patológicos e prognósticos. Pretende-se, assim, contribuir com informações que possam melhorar a compreensão do papel dos transportadores ABC e da TEM na RMD desses tumores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 344668 - LEAO PEREIRA PINTO
Interna - ***.887.244-** - LELIA BATISTA DE SOUZA - UFRN
Externo à Instituição - LEORIK PEREIRA DA SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao