Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIS DE SOUZA VALENTIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGIS DE SOUZA VALENTIM
DATA : 22/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma remota
TÍTULO:

TERAPIAS ALTERNATIVAS NO CONTROLE DE MICRORGANISMOS SUPERINFECTANTES E OPORTUNISTAS DO MEIO AMBIENTE BUCAL

 

PALAVRAS-CHAVES:

Terapias alternativas; Microbiologia; Terapia fotodinâmica antimicrobiana; Azul de metileno; Lactobacillus rhamnosus; Spondias mombin L.

 

PÁGINAS: 32
RESUMO:

Os microrganismos oportunistas são aqueles que estabelecem processos infecciosos quando as condições imunológicas do hospedeiro permitirem. Dentro desse grupo têm-se os microrganismos superinfectantes, que proliferam rapidamente quando ocorre uma supressão de parte da microbiota residente e são conhecidos pela sua resistência à maioria dos antimicrobianos. Nesse sentido, o aumento da prevalência e a complexidade de microrganismos multirresistentes a antimicrobianos têm incitado a busca por terapias alternativas capazes de atuar efetivamente frente à resistência emergente aos medicamentos. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar comparativamente a ação antimicrobiana, in vitro, da terapia fotodinâmica antimicrobiana (azul de metileno), fitoterapia (Spondias mombin L. na concentração 500µm/ml) e probiótico (Lactobacillus rhamnosus) no controle de microrganismos superinfectantes e oportunistas do meio ambiente bucal (Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae). Para isso, serão investigadas a Atividade Inibidora de Crescimento Microbiano nas suas formas planctônica e em Cultura Mista, a Avaliação da Atividade Antiaderente, a Cinética Bactericida e a Atividade Antibiofilme em biofilmes mono e multiespécies, utilizando como controle o digluconato de clorexidina a 0,12%, em triplicata. Quanto à análise estatística, além da interpretação descritiva, serão aplicados no presente estudo o teste Two-Way ANOVA e o Teste de Tukey.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1958729 - RUTHINEIA DIOGENES ALVES UCHOA LINS
Interno - 3291876 - ITALO DE MACEDO BERNARDINO
Externa ao Programa - 3138832 - MARIA REGINA MACEDO COSTA - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/09/2023 07:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao