Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA RAMOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIA RAMOS DA SILVA
DATA : 12/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA REMOTA
TÍTULO:

Cimentação adesiva de cerâmicas vítreas para CAD/CAM: efeito do tipo de sistema adesivo e do envelhecimento em longo prazo na resistência de união ao cimento resinoso.


PALAVRAS-CHAVES:

Cerâmica; Materiais dentários; Adesivos dentinários.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

O objetivo da presente pesquisa é avaliar o efeito do tipo de sistema adesivo e do envelhecimento no grau de conversão, molhabilidade e resistência de união das cerâmicas vítreas para CAD/CAM ao cimento resinoso. Blocos para CAD/CAM das cerâmicas vítreas de silicato de lítio (SL - Celtra Duo, Dentsply Sirona), feldspática (FD - Vita Mark II, VITA Zahnfabrik) e cerâmica infiltrada por polímero (PIC - Vita Enamic, VITA Zahnfabrik) serão seccionados para produzir 120 blocos (10 x 12 x 2 mm). Os blocos serão incluídos em resina acrílica e divididos aleatoriamente em 30 grupos (n=15) de acordo com dois fatores de estudo: “tipo de adesivo” (C – controle sem adesivo; C2P – adesivo convencional de 2 passos; C3P – adesivo convencional de 3 passos; UNV – adesivo universal) e “envelhecimento” (sem e com). Após o condicionamento, silanização e aplicação do adesivo de acordo com os grupos experimentais, cilindros (Ø = 2 mm e altura = 2.0 mm) de cimento resinoso (RelyX Ultimate, 3M ESPE) serão confeccionados e metade das amostras serão armazenadas em água destilada a 37°C por 24h e metade será submetida à termociclagem 10.000 ciclos e armazenamento em água a 37°C por 18 meses. Em seguida, as amostras serão submetidas ao teste de resistência de união ao cisalhamento a fio (RUC - 100 KgF, 1 mm/min), análises de falhas e análises complementares de ângulo de contato, análise da interface por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV) e grau de conversão. Os dados da RUC (MPa) serão analisados por meio de ANOVA (2 fatores), Tukey (5%) e análise de Weibull; e os dados do grau de conversão e ângulo de contato por meio de ANOVA (1 fatores) e Tukey (5%). A partir da execução desta pesquisa espera-se obter informação sobre o efeito de diferentes tipos de adesivo nas características superficiais das novas cerâmicas vítreas para CAD/CAM, na interface adesiva cimento/cerâmica, na resistência de união, bem como a influência da de diferentes tipos de adesivo no grau de conversão do cimento resinoso. Além disso, esclarecer sobre a estabilidade da adesão produzida pelos protocolos de tratamento de superfície com os diferentes adesivos testados. Essas informações serão fundamentais para selecionar protocolos que apresentam os melhores resultados, contribuído para o avanço científico na área de adesão e melhora do desempenho clínico das restaurações indiretas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1640419 - RODRIGO OTHAVIO DE ASSUNCAO E SOUZA
Interna - 1678126 - PATRICIA DOS SANTOS CALDERON
Externa à Instituição - DAYANNE MONIELLE DUARTE MOURA - UERN
Notícia cadastrada em: 31/03/2022 08:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa17-producao.info.ufrn.br.sigaa17-producao