Banca de QUALIFICAÇÃO: DARLLA LAYSE TORRES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DARLLA LAYSE TORRES DE LIMA
DATA : 22/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

FRAMEWORK DOS FLUXOS ASSISTENCIAIS DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA NA REDE DE SAÚDE PÚBLICA DO RN


PALAVRAS-CHAVES:

Esclerose Lateral Amiotrófica. Fluxos assistenciais. Padronização de fluxos. Rede pública de saúde. Rio Grande do Norte.

 


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A complexidade das doenças raras, exemplificada pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), demanda uma abordagem específica por parte das políticas públicas e dos serviços de saúde. A típica estrutura de saúde pública, voltada para doenças comuns, pode não ser adequada para atender às necessidades dos pacientes com ELA devido à sua natureza complexa. A prestação eficaz dos serviços em saúde para esses pacientes requer cuidados multidisciplinares com colaboração, coordenação e transição entre os diversos profissionais de saúde e serviços de saúde. Para promover uma assistência de qualidade, é essencial estruturar os serviços de saúde por meio de Linhas de Cuidado, que desempenham um papel crucial na organização assistencial em redes de saúde, abrangendo diferentes processos de cuidado, unidades de saúde e níveis de atenção, por meio de fluxos assistenciais. Frente a necessidade de assegurar o cuidado integral do usuário de maneira coordenada na linha de cuidado é necessário mapear e organizar os fluxos assistenciais, desde o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde até a conclusão do tratamento ou acompanhamento. Por isso, esta pesquisa objetiva propor um framework para padronização dos fluxos assistenciais de pacientes com ELA na rede de saúde pública do estado do Rio Grande do Norte. O procedimento de pesquisa foi dividido em três fases: (i) fundamentação teórica, realizando uma Revisão Bibliográfica Sistemática com base no método PRISMA; (ii) identificação e caracterização dos processos e fluxos assistenciais a pacientes com ELA, com base em dados da literatura, banco de dados da saúde pública do RN e entrevistas com profissionais que atuam diretamente com a assistência a pacientes com ELA; e (iii) construção e validação do framework do fluxo assistencial para pacientes da rede pública de saúde com ELA, com base na metodologia RarERN Path e o Método Delphi. Os resultados esperados compreendem a elaboração de um framework com fluxos assistenciais consolidados e validados por uma equipe de especialistas. Estes fluxos devem ser centrados no paciente e na sua jornada de cuidado.. Além disso, espera-se que essa estrutura permita uma padronização no percurso do paciente, pela rede de atenção à saúde bem como uma melhor articulação entre diferentes profissionais envolvidos no cuidado. Por fim, considera-se que o framework proposto poderá ser utilizado como subsídio concreto na implementação de uma Linha de Cuidado específica para a ELA, e servir como um modelo para enfrentar os desafios relacionados a outras condições raras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAYSE KARENINE DE OLIVEIRA CARNEIRO
Externa à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
Interno - 1086657 - JOELTON FONSECA BARBOSA
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 12:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao