Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO EIDER LIRA NETO

DISCENTE : ROBERTO EIDER LIRA NETO
DATA : 29/03/2024
LOCAL: meet.google.com/qbn-xncs-unq

IMPACTO DA ACREDITAÇÃO NA QUALIDADE E EFICIÊNCIA DAS PESQUISAS CLÍNICAS E SEGURANÇA DO PACIENTE: A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA AAHRPP

Acreditação. Centro de Pesquisa. Pesquisa Clínica. AAHRPP.

A Pesquisa Clínica é definida como qualquer investigação científica realizada em humanos, mediante a experimentações de elevado rigor metodológico, a fim de descobrir novos tratamentos para doenças e verificar a segurança e eficácia de novos fármacos. Assim, obtém-se respostas para diversas questões relativas as condutas terapêuticas e à qualidade da assistência em saúde. A Segurança do Paciente está se tornando cada vez mais um tema debatido diante aos novos serviços oferecidos pela assistência à saúde. A Anvisa estabeleceu na RDC nº36 de 2013 a obrigatoriedade da criação de Núcleos de Segurança do Paciente nos serviços da saúde e da notificação de Eventos Adversos (EA) associados a assistência ao paciente. Em Centros de Pesquisa Clínica, é necessário que todos os protocolos de estudos clínicos estejam ocorrendo com máxima qualidade que são exigidos pelas empresas farmacêuticas e órgãos reguladores, sendo cumpridos com qualidade garantida, notificando quando houver EA ou erros nos processos do protocolo do estudo, sempre desenvolvendo uma cultura de melhoria contínua. A metodologia da Association for the Accreditation of Human Research Protection Programs (AAHRPP) por meio de procedimentos e políticas de qualidade propõe uma certificação de qualidade quando o assunto é Segurança do Paciente em Pesquisa Clínica. O objetivo principal da pesquisa é a observação e análise de instituições que realizam pesquisas clínicas utilizando como base a metodologia da AAHRPP para realização dos protocolos e eficiência de seus estudos. Dessa forma, trazer o conhecimento do método reconhecido internacionalmente para os Centros de Pesquisas brasileiros onde possam utilizar como base para criação ou acompanhamento dos seus processos, tornando-os aptos a receber propostas de estudos clínicos de relevância global. Dessa forma, tornando a ciência e suas novas tecnologias terapêuticas mais próximas a população, atestando como os ensaios clínicos quando bem realizados, afetam diretamente na promoção a saúde.

Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interna - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externa à Instituição - IVANETE SCHNEIDER HAHN
Notícia cadastrada em: 29/02/2024 21:19