Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE ABREU MAIA

DISCENTE : JOYCE ABREU MAIA
DATA : 03/10/2023
LOCAL: Remoto (Google Meet)

MODELO MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO PARA ORDENAÇÃO DAS ESPECIALIDADES MÉDICAS MAIS FAVORÁVEIS PARA INSERÇÃO NA REDE PRÓPRIA: ESTUDO DE CASO EM UMA OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE

Saúde Suplementar. Verticalização. Multicritério. Especialidades médicas.

Esta pesquisa tem por finalidade propor uma metodologia para escolha de especialidades que integrarão a rede própria de uma operadora de planos de saúde situada na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Os planos privados de assistência à saúde são vistos pela população como um complemento aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), coexistindo com esse serviço público. Considerando que o setor público é alvo de inúmeras críticas devido sua ineficiência, os planos privados de assistência à saúde ampliam sua parcela de atuação no mercado nacional. Ainda que uma parcela significativa da população acesse os serviços de saúde privados, o setor ainda atua com déficit de R$ 21 bilhões, que enseja preocupação com o controle de gastos e geração de receita. Como uma das as estratégias adotadas para a manutenção de seus serviços, destacam-se o oferecimento de programas de promoção à saúde, e a coparticipação. Em adição a essas estratégias, a verticalização também é apontada como alternativa para diminuição de fragmentação dos serviços e redução nos custos de operação. As análises financeiras, vinculadas com integração vertical, apontam para uma economia de recursos às companhias, entretanto são considerados apenas aspectos econômicos, sem examinar as múltiplas outras características do problema, como os aspectos de qualidade percebida ou o tempo das consultas. Para uma decisão com diversos atributos, é necessário considerar diversos aspectos além da análise financeira, incluindo a subjetividade da pessoa que tomará a decisão da escolha de quais especialidades médicas trazer para rede própria. No caso de problemas no contexto da saúde de grande complexidade, uma das ferramentas utilizadas com considerável aceitação é a análise de decisão multicritério. Considerando que as decisões na área da saúde envolvem o confronto entre múltiplos objetivos, e sabendo que os critérios usados na avaliação em saúde têm profundas implicações éticas, a análise de decisão possibilita a investigação desses objetivos e critérios à luz dos possíveis conflitos entre as múltiplas partes interessadas Para essa análise, sugere-se o uso combinado de Value-Focused Thinking com o método de apoio à decisão FITradeoff, de modo a obter uma hierarquização das especialidades médicas aptas a serem contratadas para rede própria.

Interno - 1086657 - JOELTON FONSECA BARBOSA
Interno - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA