Desenvolvimento e aplicação de um modelo para qualificação de desempenho de processos industriais através do uso de ferramentas estatísticas de controle de processos
Qualificação de desempenho de processos, ferramentas estatísticas de controle de processos, amostragem ANSI / ASQ Z1.4 para atributos e planejamento de experimento.
O objetivo geral desse trabalho foi desenvolver e aplicar um modelo para qualificação de desempenho de processos industriais com uso de ferramentas estatísticas. Como parte desse objetivo foi realizado o planejamento de experimento e análises de estabilidade e capacidade do processo, as quais foram ilustrados por dois tipos de planos de amostragem, simples e dupla da ANSI / ASQ Z1.4 para atributos. Assim, este trabalho buscou responder a seguinte questão: Como fazer a qualificação de desempenho de processos industriais com embasamento estatístico? Dessa forma, se estudou as variáveis de processo e de especificação de produto de um processo de laminação de uma indústria do ramo de embalagens através do uso de ferramentas estatísticas de controle e desempenho em um estudo de caso. Sendo as principais ferramentas utilizadas: planejamento de experimento, gráficos FAC (função de autocorrelação) e FACP (função de autocorrelação parcial), gráficos de controle individual com aplicação de regras de Western Electric e ajuste de um modelo ARIMA para dados autocorrelacionados. A partir dos resultados obtidos no estudo de caso foi elaborado o modelo para qualificação de desempenho de processos industriais com ferramentas estatísticas que tem três etapas principais: definição dos dados a serem utilizados na qualificação, ordem de execução das análises e ordem de execução da avaliação dos resultados.