Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA GONCALVES SERAFINI

DISCENTE : PAULA GONCALVES SERAFINI
DATA : 30/08/2021
LOCAL: Virtual: https://us02web.zoom.us/j/8308802606?pwd=Q1hMbW9kTmFXcWNXVDlkUElKNm85dz09

OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS BRASILEIRAS

Instituições de Ensino Superior; Universidades; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Agenda 2030

A presente pesquisa se insere no tema do desenvolvimento sustentável nas organizações e enfoca como as Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras devem colaborar com a implementação e disseminação das diretrizes propostas com a Agenda 2030. De acordo com premissa defendida pela Organizações das Nações Unidas (ONU), as universidades são importantes atores para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados no ano de 2015, sendo apontado que sem a atuação dessas instituições não é possível alcançar o que preconiza o desenvolvimento sustentável. À luz desse contexto, esse estudo tem como objetivo geral investigar como as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil estão incorporando os ODS, considerando uma reflexão sobre a conscientização do papel desempenhado por essas instituições, o alinhamento de suas ações e a disseminação das diretrizes da Agenda 2030 para a comunidade acadêmica e a sociedade. O estudo está ancorado numa perspectiva teórica que enfatiza o papel das universidades na promoção do desenvolvimento sustentável, tendo realizado uma revisão da literatura que apontou os principais marcos históricos da evolução desse tema no âmbito das instituições de ensino. Ainda, uma revisão sistemática identificou 45 artigos produzidos ao redor do mundo que enfatizam experiências de implementação dos ODS em diversas instituições de ensino superior, permitindo gerar uma reflexão sobre os principais caminhos e desafios que se apresentam às IES que buscam se alinhar aos ODS. Para conhecer a realidade das IES brasileiras nesse tema e adotando uma abordagem exploratória, a presente pesquisa contempla a aplicação de questionário com 352 instituições de ensino superior no Brasil, buscando identificar como essas instituições vêm dialogando com a Agenda 2030 e os ODS nas dimensões da gestão, ensino, pesquisa e extensão. Um levantamento de dados junto à estudantes e professores complementará essa análise, permitindo capturar a percepção desse público sobre os ODS e o papel desempenhado pela sua instituição na implementação da Agenda 2030. Como resultado geral do estudo, tem-se a produção de um panorama brasileiro que identifica a situação das IES públicas frente a incorporação dos ODS, bem como a sistematização de um conjunto de iniciativas exitosas que permitem a elaboração de um guia prático orientando caminhos para que as Instituições de Ensino Superior cumpram o seu papel de implementadoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Interna - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2329932 - JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
Externo à Instituição - WLADMIR HENRIQUES MOTTA - CEFET/RJ
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 15:14