Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR ARCELINO DE BRITO

DISCENTE : ARTHUR ARCELINO DE BRITO
DATA : 30/04/2019
LOCAL: Sala 222

Avaliação do grau de maturidade em Gestão de Riscos das Universidades Federais do Brasil.

Riscos, Gestão de riscos,  Instituições de Ensino Superior, Mapas de Kohonen, SOM.

A gestão de riscos corporativos (GRC) tem sido centro de debate em contexto mundial por governos, companhias e instituições que desejam aperfeiçoar sua governabilidade e usufruir dos benefícios dessa prática. No contexto nacional, especialmente em Instituições Federais de Ensino Superior, o tema é bastante recente e foi estimulado pela Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016. Essa norma tem como objetivos o fortalecimento da gestão, aperfeiçoamento de processos e alcance de objetivos organizacionais de órgãos e entidades do poder executivo federal. Levando em consideração esta norma, o presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de maturidade de gestão de riscos nas Universidades Federais Brasileiras. Para isso, a pesquisa fará uso de um questionário, aliado a uma rede neural (mapa de kohonen) no intuito de diagnosticar o grau de maturidade nas Instituições, identificar barreiras de implementação e boas práticas, além de caracterizar e identificar similaridades dos seus programas em gestão de riscos. Como resultados deste trabalho, a expectativa é obter um ranking de gestão de riscos baseado no grau de maturidade, bem como uma caracterização da gestão de riscos em âmbito nacional, particularmente no cenário das Universidades Federais. A pesquisa visa, ainda, propiciar informações práticas para gestores de instituições de Ensino superior, de modo a auxiliá-los na adoção/revisão de programas de GCR.

Externo ao Programa - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA