Banca de DEFESA: WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE
DATA : 04/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRANSMISSORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL:  UMA ABORDAGEM DA TEORIA DOS JOGOS EM UM SISTEMA COM ESTRUTURA EM REDE.


PALAVRAS-CHAVES:

DEA. DEA em redes. Transmissão de energia. Teoria dos jogos.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de avaliação de eficiência justo para transmissoras de energia elétrica no Brasil. A atenção a esse segmento se deve, principalmente, a sua participação na maior parcela dos custos envolvidos para definição do valor da tarifa de energia elétrica e à grande extensão territorial que, juntamente com as divergências regionais e climáticas, tornam o processo delicado. O sistema de transmissão de energia no Brasil, de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), adota o modelo revenue-cap (RC) para regulação baseada em incentivos. Para isso, dentre outros fatores, realiza-se uma análise de desempenho por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). A busca e análise sistemática de estudos anteriores revelaram que as aplicações do DEA, e modelos adjacentes, no segmento de transmissão ainda é baixa, sendo a modelagem em rede a mais utilizada na abordagem do problema. Dessa maneira, o modelo de avaliação que esta pesquisa adota é o DEA com estrutura em redes de dois estágios, em que o conjunto de variáveis é responsável por explanar a eficiência operacional (estágio 1) e financeira (estágio 2). O cálculo baseia-se no método centralizado multiplicativo, aliado ao jogo de barganha de Nash. A abordagem da teoria dos jogos visa eliminar possíveis flexibilidades e incertezas inerentes aos modelos de rede, garantindo a unicidade da eficiência ótima por estágio. Realiza-se, ainda, uma representação bidimensional dos resultados, a fim de observar graficamente o comportamento das DMUs diante das fronteiras de eficiência. Constatou-se que o principal problema das empresas em análise está no campo financeiro. A análise gráfica, em conjunto com os índices de desempenho obtidos, permitem que as transmissoras estabeleçam diretrizes táticas que as beneficiem, assim como a agência reguladora e, consequentemente, a sociedade consumidora de modo geral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCISCO MOREIRA PESSANHA - UERJ
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DANTAS DE ASSUNCAO - IFRN
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 01/02/2019 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao