Análise de qualidade na aplicação do método AHP na seleção de projetos de TI em Instituições de Educação Superior Privadas
Gestão de Portfólio; Seleção Multi Critérios, AHP; Gestão de Projetos; Six Sigma
Com o crescimento das Instituições de Ensino Privada no país, a busca continua para melhorar a qualidade do ensino e dos processos, torna a criação de portfólio um processo importante, pois escolher corretamente, significa evitar perdas de tempo e recursos. Este trabalho tem como objetivo geral avaliar um modelo de critérios para seleção de projetos de TI em um ambiente educacional, mas especificamente em Instituições de Ensino Superior Privada utilizando o método multi critérios, o Analytic Hierarchy Process (AHP). Esse estudo tem como escopo se aprofundar nas demandas provenientes das áreas de negócio (Acadêmico, Finanças, Recursos Humanos, Comercial, Relacionamento com Aluno), e recebidas pela área de Tecnologia da Informação, em que cada dia aumenta a sua importância, a tornando uma área estratégica para as Instituições, pois proporciona o avanço tecnológico, inovação e suporta o negócio para alcançar os objetivos estratégicos. Sendo assim, o Analytic Hierarchy Process é método eficaz e de simples utilização, o que traz agilidade para o processo de seleção dos projetos com um custo baixo e baixa complexidade. Para a análise de qualidade desse processo, realizaremos uma análise de capabilidade, descrita na fase de “analisar” no ciclo do DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar) utilizado pela metodologia six sigma. Para condução desta pesquisa, este trabalho será delineado por uma pesquisa do tipo survey exploratória-explicativa associada a um instrumento de coleta composto por um questionário qualitativo e quantitativo a ser aplicado com a diretoria da instituição selecionada e estudado como case. Em busca de alcançar o objetivo será proposto um modelo de critérios conceitual para compor a AHP, que serão validadas ou refutadas ao final do trabalho.