Banca de QUALIFICAÇÃO: KYLDARE RODRIGUES MAIA

DISCENTE : KYLDARE RODRIGUES MAIA
DATA : 21/07/2016
LOCAL: Sala D1-A

EMPREENDEDORISMO E UNIVERSIDADE: CAPACITADORES E IMPULSIONADORES DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO RN.

Empreendedorismo; Universidade; Governo; Empresas; Desenvolvimento.

Com a instalação do caos no cenário institucional brasileiro, se faz necessário a busca e aprimoramento da educação empreendedora no país, dessa forma, qualificar os estudantes, construir uma personalidade autoconfiante e que tenham conhecimento suficiente para identificar lacunas existentes no mercado tornou-se essencial para revitalizar e movimentar todo o conjunto econômico no estado. Diante isto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o panorama educacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que diz respeito à disciplina de empreendedorismo e, diante o resultado e se necessário, propor planos de ação. Justifica-se este trabalho por ser possível identificar as deficiências universitárias em termos de componentes curriculares e, diante o cenário apresentado, propor planos de ação direcionados num ambiente de empreendedorismo. É necessário demonstrar a importância da disseminação e implantação do empreendedorismo desde a educação básica no Brasil, situação esta que já é vivida em muitos países desenvolvidos. Devido este fato, países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento devem despertar em seu ambiente a necessidade dessa atitude empreendedora, sob os cuidados e interação da tripartite essencial que são: Governo, Universidade e Empresas; para semear uma cultura empreendedora mais consolidada. Frente ao exposto, o método de pesquisa utilizado será predominantemente quantitativo, de corte transversal e com uma amostra composta por docentes, discentes, departamentos e cursos. A coleta de dados será desenvolvida por meio do instrumento questionário, composto por questões subdivididas em dimensões.

Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ