Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS FILIPE AZEVEDO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS FILIPE AZEVEDO DE OLIVEIRA
DATA: 19/09/2013
HORA: 09:30
LOCAL: Hotel PraiaMar
TÍTULO:

BENCHMARKING E REGULAÇÃO DO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NACIONAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

Distribuição de Energia Elétrica, Custos Operacionais Eficientes, Benchmarking, Análise Envoltória de Dados (DEA), Análise de Fronteira Estocástica (SFA).


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

No Brasil, o agente regulador do setor de energia elétrica é representado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A revisão das tarifas tem sido uma das suas principais atribuições, ao estabelecer uma prática tarifária em um nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e a remuneração adequada dos investimentos realizados pelas distribuidoras. As mudanças nos procedimentos adotados para redefinição dos custos eficientes e os diversos estudos encontrados na literatura sobre os procedimentos utilizados na regulação desse segmento denotam o desafio enfrentado pelos reguladores sobre qual a melhor estratégia metodológica a ser empregada. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo para avaliação de benchmarking, aplicado ao sistema de regulação nacional no estabelecimento eficiente dos custos operacionais das concessionárias de distribuição de energia elétrica. O modelo é formulado para promover o desenvolvimento do mercado de energia elétrica, associado com políticas governamentais e em benefício da sociedade. Para conduzir esta pesquisa, adota-se uma integração do modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) com a Análise de Fronteira Estocástica (SFA), em um procedimento que estabelece três estágios para corrigir a eficiência em termos dos efeitos exógenos: (i) avaliação por meio de DEA para mensurar as folgas nos custos operacionais das distribuidoras, em que as variáveis exógenas são omitidas; (ii) as folgas calculadas no primeiro estágio são regredidas sobre um conjunto de variáveis ambientais, por meio de SFA; e, (iii) os custos operacionais são corrigidos para contabilizar o impacto dos efeitos ambientais e o ruído estatístico, identificados na segunda fase, em que se respalda pelo uso de DEA para reavaliação do desempenho das concessionárias de distribuição de energia elétrica. A partir dessa metodologia é possível obter-se uma avaliação do desempenho exclusivamente expresso em termos de eficiência de gestão, nos quais são controlados pelos efeitos do meio ambiente operacional e do ruído estatístico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LÚCIA MIRANDA LOPES - UFMG
Interno - 1746084 - DANIEL ALOISE
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE MELLO - UFF
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 13/09/2013 15:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao