PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE NAYANE ALVES MEDEIROS

DISCENTE : CAROLINE NAYANE ALVES MEDEIROS
DATA : 18/11/2023
LOCAL: Remoto

ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE SARCOPÊNICA E INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DE MEIA IDADE E IDOSAS BRASILEIRAS.

Obesidade; Sarcopenia; Incontinência urinária; Mulher; Pessoa de meia-idade; Idoso

Introdução: A obesidade, sarcopenia e incontinência urinária (IU) são consideradas síndromes geriátricas. A sarcopenia e obesidade são fatores predisponentes à ocorrência de IU em mulheres, durante o processo de envelhecimento. A obesidade sarcopênica (OS), caracterizada pela presença simultânea de obesidade e sarcopenia, pode contribuir com desfechos negativos e pior qualidade de vida para a população idosa. É necessário ampliar o conhecimento sobre a OS associada a IU. Objetivos: observar a associação entre OS e IU em brasileiras de meia idade e idosas residentes na região nordeste. Métodos: Em um estudo de caráter transversal, analítico, composto por 531 mulheres residentes em Santa Cruz e Parnamirim/RN, com faixa etária entre 40 e 80 anos foram avaliadas quando à presença de IU através do autorrelato da perda de IU nos últimos 12 meses. A circunferência da cintura acima de 88cm foi considerada para classificação da obesidade, enquanto a massa muscular esquelética, avaliada por bioimpedância elétrica, inferior a 5,93 kg/m², classificou a presença de sarcopenia. A partir dessas medidas, as participantes foram classificadas em quatro perfis quanto à OS em: normal, sarcopenia, obesidade e obesidade sarcopênica. Foi utilizada regressão logística binária para investigar a associação entre OS e IU ajustadas pelas covariáveis idade, escolaridade, renda, união estável, hipertensão, diabetes, paridade e status menopausal, considerando p<0,05. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob (nº 1.875.802). Resultados: 10,7% não apresentavam sarcopenia ou obesidade, 10,7% tinham apenas sarcopenia, 69,7% tinham apenas obesidade e 8,9% tinham OS. A obesidade isolada foi associada maior chance de IU comparada ao grupo sem as duas condições (OR=1,95; p=0,025). A associação entre a IU com a sarcopenia isolada ou com a OS não foi significativa. Conclusão: A obesidade esteve associada a IU mais fortemente que a sarcopenia. Ao destacar a necessidade de alertar a população feminina que apresenta risco para desenvolvimento dessas condições.

Interna - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Externa à Instituição - MARIANA CARMEM APOLINÁRIO VIEIRA
Presidente - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 09:53