PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: SABRINNE SUELEN SANTOS SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINNE SUELEN SANTOS SAMPAIO
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Remoto

Intervenção “tummy time” no desenvolvimento motor e cognitivo de recém - nascidos prematuros – ensaio clínico randomizado.

: Recém-nascido; Nascimento prematuro; Tummy Time; Posição prona; Desenvolvimento Infantil; Países em Desenvolvimento.

Diferentes intervenções têm sido desenvolvidas na esperança de organizar os desfechos neurológicos de recém-nascido prematuro (RNPT), entretanto, oferecer um cuidado organizado precoce e considerar a participação dos pais parece uma importante alternativa neste processo. Pensando nisso, o Tummy Time (TT) pode oferecer os estímulos necessários para minimizar as sequelas do desenvolvimento motor e cognitivo, além disso, favorece que os bebês residentes em países em desenvolvimento tenham a oportunidade de estímulos mesmo diante das dificuldades de acesso aos centros de reabilitação. O objetivo deste estudo foi avaliar se a experiência diária do TT, adicionada aos cuidados habituais, melhoraria o desenvolvimento motor e cognitivo em prematuros de países em desenvolvimento. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e duplo-cego, constituído por 31 RNPT com idade gestacional média ao nascimento 33,3+/-1,6 semanas, com peso inferior a 2500g, os quais foram acompanhados após a alta hospitalar até os 4 meses de idade corrigida no ambulatório de Follow up. Foram incluídos 16 bebês no grupo TT, onde os pais foram convidados e orientados, através de uma cartilha ilustrativa, a praticar o TT durante pelo menos 30 minutos, durante as suas atividades de rotina e brincadeiras, e 15 bebês no grupo cuidados habituais (CH) o qual envolveu as mães como principais fornecedores das necessidades biológicas dos seus recém-nascidos e que seguiam os cuidados rotineiramente orientados nas consultas ambulatoriais. Os resultados motores e cognitivos foram avaliados utilizando as escalas motora e cognitiva da Bayley-III, aos 2 e 4 meses de idade corrigida. A elevação da cabeça foi medida utilizando o ângulo entre o trago da orelha e a superfície de apoio do bebê na baseline, 2, 3 e 4 meses de idade corrigida, utilizando o software Kinovea®. As análises dos resultados foram realizadas por um examinador cego a alocação dos grupos. O escore motor composto da Bayley foi mais elevado no grupo TT do que no grupo CH aos 2 meses (TT 117,85+/-9,67, CH 85,91+/-13,81, p=<0,001) e 4 meses (TT 126,62+/-16,15, CH 87,80+/-18,54, p=0.003) de idade corrigida. A escala composta cognitiva também foi mais elevada no grupo TT que no grupo CH apenas aos 2 (TT 98,57 +/-7,44, UC 83,33+/-13,37, p=<0,001) e 4 (TT 105,00+/-14,88, UC 81,00+/-24,24, p=<0,001) meses de idade corrigida. Houve um aumento do ângulo de elevação da cabeça com o tempo, mas não diferiu as médias entre os grupos (p=0,66). Embora a elevação da cabeça tenha sido semelhante em ambos os grupos, a prática do TT expandiu a perspectiva dos bebês para explorar o seu próprio corpo e ambiente, favorecendo os estímulos para padrões motores e cognitivos adequados para a idade. Uma das limitações do estudo foi o fato de que 31% dos participantes perderam o seguimento na segunda avaliação. Isto demonstra o desafio de fornecer e continuar programas de intervenção precoce para RNPT em contextos de baixos rendimentos. Assim, a prática TT em bebês prematuros pode melhorar as funções motoras e cognitivas, como uma abordagem doméstica imediatamente após a alta.

Externa ao Programa - 1785163 - CAROLINA DANIEL DE LIMA ALVAREZ - nullExterna à Instituição - CIBELLE KAYENNE MARTINS ROBERTO FORMIGA - UEG
Externa à Instituição - Daniele de Almeida Soares- Marangoni
Externo ao Programa - 4098411 - GENTIL GOMES DA FONSECA FILHO - nullPresidente - 1803907 - SILVANA ALVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 09:39