PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: SÂMARA RAQUEL ALVES GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÂMARA RAQUEL ALVES GOMES
DATA : 14/07/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR

CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA A EXERCÍCIOS NA DOR LOMBAR CRÔNICA NÃO ESPECÍFICA.


PALAVRAS-CHAVES:

ETCC, dor lombar, Pilates, exercícios


PÁGINAS: 31
RESUMO:

Introdução: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica de modulação não invasiva que envolve a aplicação de uma corrente de baixa intensidade em diferentes áreas do cérebro. Estudos indicam que a ETCC pode reduzir a dor através da modulação de áreas corticais e subcorticais envolvidas no processamento da dor. Dentre as condições musculoesqueléticas que causam dor, a lombalgia é identificada como um problema de saúde pública e apresenta-se globalmente com alta prevalência, incidência e recorrência.

Objetivo: avaliar os efeitos da aplicação simultânea da ETCC com exercícios baseados no método Pilates sobre a dor e o desempenho de pacientes com dor lombar crônica não específica.

Metodologia: ensaio clínico randomizado, registrado prospectivamente, composto por avaliadores e participantes cegos, incluindo 42 sujeitos com histórico de dor lombar por mais de 12 semanas e intensidade mínima de dor igual a 3 cm na escala numérica de dor. Serão administradas três sessões semanais do tratamento durante quatro semanas. Os sujeitos serão randomizados em dois grupos: um com estimulação transcraniana por corrente contínua combinado com um protocolo de exercícios físicos (GA) e o segundo realizará o mesmo protocolo de exercícios combinado com a simulação da estimulação transcraniana (GS). Os participantes serão submetidos a três avaliações: a primeira (T0) será realizada antes dos protocolos de tratamento; a segunda (T1) será executada após as quatro semanas de intervenção; e a terceira (T2) será um follow-up um mês após o fim do protocolo de tratamento. Serão avaliadas a sensação de dor, o limiar de dor à pressão e o desempenho neuromuscular dos músculos da região lombar. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 4964489 - CLECIO GABRIEL DE SOUZA - nullPresidente - 1149610 - JAMILSON SIMOES BRASILEIRO
Interno - 2646619 - RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 14:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao