PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: TÁCITO ZAILDO DE MORAIS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÁCITO ZAILDO DE MORAIS SANTOS
DATA : 02/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

CONTEXTUALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, OPERACIONALIZAÇÃO E VALIDAÇÕES PRELIMINARES DO QUESTIONÁRIO ADHERE: ADESÃO A MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS INFECCIOSAS NO BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Inquéritos e questionários; prevenção e controle; adesão; infecções respiratórias; conhecimento em saúde, atitudes e práticas

 


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Introdução: A pandemia de COVID-19 evidenciou o tema da adesão individual e populacional às medidas recomendadas internacionalmente para prevenção e controle de doenças respiratórias infecciosas. Contudo, a baixa conformidade com comportamentos preventivos recomendados e a escassez de ferramentas que avaliem esse construto numa mesma população tem desafiado gestores e pesquisadores. Diante de todas as possíveis implicações clínicas, econômicas e psicossociais, as medidas de prevenção a nível populacional, integradas a políticas públicas de saúde, podem significar esforços efetivos e tomadas de decisão assertivas. Objetivos: Desenvolver e testar as validades preliminares de um instrumento para a população brasileira, capaz de mensurar barreiras e facilitadores de adesão às medidas recomendadas para prevenção e controle de doenças respiratórias infecciosas. Métodos: Para contemplar os objetivos supracitados, dois estudos foram realizados. O estudo 1 incluiu uma revisão sistemática (RS) que seguiu as recomendações Cochrane para síntese qualitativa global de temas e o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Os temas emergentes na RS elicitaram o conteúdo para a geração inicial dos itens do instrumento. Estes itens foram classificados em dois frameworks: o Modelo de Crenças em Saúde (HBM) e o Modelo de Capacidade, Oportunidade e Motivação (COM-B). O estudo 2 compreendeu o desenvolvimento do questionário e validações preliminares do ADHERE. Para a construção inicial dos itens, em adição aos resultados da RS, foram realizadas entrevistas em profundidade com representantes da população-alvo, seguindo as recomendações do PRO Good Research Practices Task Force Report (ISPOR 1). Em seguida, a validade de conteúdo foi avaliada por painel de juízes e o questionário foi submetido a um pré-teste quantitativo com a população-alvo no formato Survey, seguindo o Método e-Delphi modificado, bem como às recomendações do COSMIN methodology for content validity e do PRO Good Research Practices Task Force Report (ISPOR 2). A estrutura fatorial do questionário ADHERE foi investigada através de Análise Fatorial Exploratória (AFE) considerando o modelo de rotação varimax e um coeficiente de 0.45. A consistência interna dos dados foi avaliada pelo Coeficiente Alfa de Cronbach. Por fim, os itens retidos na análise fatorial foram submetidos a um pré-teste qualitativo com novos representantes da população-alvo no formato de entrevistas cognitivas (Debriefing). O planejamento e execução da etapa seguiu as recomendações descritas no PRO Good Research Practices Task Force Report: Part 2 - Assessing Respondent Understanding (ISPOR 2). Resultados: A revisão sistemática incluiu 71 estudos e a síntese qualitativa destes identificou 37 achados de barreiras e 23 de facilitadores, classificados em 10 temas codificados e 10 dimensões dos frameworks utilizados (COM-B e HBM). A revisão sistemática e as entrevistas em profundidade resultaram num banco de itens preliminar. Na validação de construto teórico (conteúdo e face), 68 itens preliminares do ADHERE foram julgados por um painel de juízes, seguindo o método e-Delphi modificado, de forma anônima e em três rodadas. Os itens foram julgados quanto à clareza, objetividade, relevância, viabilidade e abrangência utilizando a plataforma online Jotform®. Após o painel de juízes, os 61 itens remanescentes foram pré-testados em 138 representantes do público-alvo, no formato Survey via Jotform®. Os respondentes avaliaram a clareza, relevância e abrangência de forma dicotômica e anônima. Com um limiar de corte de relevância estabelecido como ≥ 70% das avaliações, 8 itens foram eliminados por relevância direta ou indireta e 4 itens foram eliminados por redundância, totalizando 49 itens após a etapa de validação de conteúdo. O coeficiente alfa de Cronbach indicou elevada consistência interna para a escala com 34 itens (α=0,94). Posteriormente, os resultados do teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO=0,80) e do teste de esfericidade de Barlett (χ²= 3488,09; p<0,001) indicaram um ajuste adequado dos dados, possibilitando a AFE. Após esta análise, a versão I do questionário ADHERE apresentou 34 itens agrupados em 4 fatores, considerando um coeficiente de 0,45, os quais explicaram 42% da variância total. Os quatro fatores (Fator 1, 2, 3 e 4) reuniram 10, 10, 9 e 5 itens, respectivamente. As dimensões identificadas foram:  autopercepção de barreiras pessoais e ambientais (α=0,89); autoeficácia (α=0,87); políticas de saúde (α=0,86) e interações pessoais (α=0,80). No pré-teste qualitativo foram incluídos 16 participantes, onde obteve-se uma maior proporção de pessoas com nível básico de educação. Ao final desta análise, os 34 itens foram mantidos mediante ajustes e mudanças de operacionalização de escalas. O processo de avaliação de itens nesta etapa possibilitou ajustes na redação de 18 itens e modificações na operacionalização da escala de 5 itens. Diante disso, o questionário passou a incorporar três contextos para Escala de Likert: práticas, atitudes e conhecimento; medidos respectivamente por marcadores de frequência, concordância e conhecimento. Conclusões: A partir da validação completa do questionário ADHERE seu uso pode gerar relatórios confiáveis e ajudar formuladores de políticas a planejar, monitorar, revisar, modificar e implementar intervenções de educação em saúde centrada no indivíduo e na comunidade. Diante disso, torna-se essencial desenvolver novas abordagens do instrumento ADHERE considerando que uma parcela importante da nossa população não é alfabetizada, mora em regiões longínquas, não possui acesso ou tem limitada compreensão sobre o uso de recursos eletrônicos. Dito isto, a validação contínua e a atualização do questionário também são importantes para garantir sua relevância ao longo do tempo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BRENDA NAZARÉ GOMES ANDRIOLO - UEPA
Externa à Instituição - ISABEL CRISTINA VASCONCELOS DE OLIVEIRA - UFPB
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Externa ao Programa - 2446479 - LILIAN LIRA LISBOA - nullInterna - 2319151 - TATIANA SOUZA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 16:11
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