PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN LIMA XAVIER FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELLEN LIMA XAVIER FARIAS
DATA : 03/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Desenvolvimento e validação do protótipo imersivo do jogo sério Virtualter


PALAVRAS-CHAVES:

(Realidade Virtual; Jogos Eletrônicos; Equilíbrio Postural; Cybersickness)


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Introdução: O crescente desenvolvimento científico possibilita ao ser humano, experienciar diversas atividades através dos recursos tecnológicos, dentre esses recursos, está a Realidade Virtual (RV), conhecida por ser capaz de favorecer a neuroplasticidade, atuando como um instrumento complementar e facilitador para a fisioterapia convencional. Na RV imersiva, há uma completa imersão com o mundo virtual, e isso pode desencadear o surgimento de efeitos colaterais diversos nos usuários que dela usufruem. Estes desconfortos são denominados de Cybersickness (CS), observados através de dores de cabeça, tonturas, náuseas e até desorientação. Objetivo: Desenvolver e validar o protótipo imersivo do jogo sério Virtualter para o treino do equilíbrio postural. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, que será realizado em duas etapas: 1) Desenvolvimento e validação do protótipo imersivo do jogo sério Virtualter através de reuniões com equipe multidisciplinar e colhimento da opinião de juízes especialistas fisioterapeutas e profissionais da área de ciência e tecnologia aplicada ao desenvolvimento de games e/ou RV, após vivenciarem a experiência com o jogo e observarem as suas particularidades. Nessa fase, será utilizada a System Usability Scale (SUS) como instrumento de medida; 2) Investigação do surgimento de sintomas de Cybersickness em jovens saudáveis, que será através de um estudo experimental, com amostragem não probabilística intencional e serão realizadas avaliações pré e pós-imersão, utilizando a modalidade de RV imersiva do Virtualter com 50 participantes jovens e saudáveis utilizando como instrumentos de coleta de dados: uma ficha de avaliação sociodemográfica; o Motion Sickness Susceptibility Questionnaire (MSSQ); o Simulator Sickness Questionnaire (SSQ); o Questionário de Presença (QP) e o Inventário de Motivação Intrínseca (IMI).  O projeto será desenvolvido no Laboratório de Intervenção e Pesquisa em Realidade Virtual, no Departamento de Fisioterapia, em parceria com o Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia da Escola de Ciências e Tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Análise estatística: Os dados quantitativos serão analisados utilizando o programa Statistical Package for the Social Science – SPSS. A estatística descritiva será utilizada para caracterizar os participantes utilizando média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%.Resultados preliminares: Como resultados preliminares, atualmente os profissionais da área de ciência e tecnologia/desenvolvimento de games se encontram em fase de análise das características dos jogos já presentes no Óculus Quest e realização de testes, caminhando rumo ao aprimoramento do Virtualter, na perspectiva de transição de visão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS - nullExterna à Instituição - THAIANA BARBOSA FERREIRA PACHECO - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 15:36
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