PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA OLIVEIRA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍVIA OLIVEIRA BEZERRA
DATA : 26/09/2022
HORA: 08:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO NA SÍNDROME GENITURINÁRIA DA MENOPAUSA: ENSAIO CLÍNICO CEGO, RANDOMIZADO E CONTROLADO


PALAVRAS-CHAVES:

climatério, disfunção sexual fisiológica, incontinência urinária, microbiota


PÁGINAS: 44
RESUMO:

Introdução: O envelhecimento é um processo universal e inevitável que está despertando interesse em diversas áreas em todo mundo. Na mulher, além das alterações fisiológicas decorrentes da idade, ocorrem outras em função da falência ovariana que culmina com a menopausa. No período da menopausa ocorre decréscimo dos níveis hormonais e como consequência observa-se um espectro de sintomas e sinais geniturinários denominados Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGM). A SGM cursa com inúmeras alterações urogenitais, o que implica em dor ou desconforto e sangramento pós-coital, alterações da microbiota vagina, favorecendo a infecções e atrofia nas regiões do urotélio do trigono vesical e da uretra, levando a implicações urológicas tais como: disúria, incontinência urinaria e urgência miccional. Intervenções conservadoras como a fotobiomodução tem sido recomendada, no entanto, não há estudos que comprovem sua eficácia.

Objetivo: Avaliar o efeito terapêutico da fotobiomodulação nos sintomas geniturinários de mulheres climatéricas.

Métodos: será realizado um ensaio clínico de tratamento, randomizado controlado, paralelo, aberto, com três braços. As pacientes serão divididas em três grupos: grupo fotobiomodulação (FBM, n=18), grupo fotobiomodulação e treinamento dos músculos do assoalho pélvico (FBM+TMAP, n=18) e grupo controle (orientação, n=18). A dose da fotobiomodulação será de 25J/cm2 e o treinamento do assoalho pélvico será baseado no protocolo já existente e publicado. Inicialmente, todas as mulheres serão avaliadas com coleta de informações sociodemográficas, gineco-obstétricas e urológicas. No exame físico será avaliado a atrofia vaginal (desfecho primário) e pressão dos músculos do assoalho pélvico, sintomas urinários pelo International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF), função sexual pelo Female Sexual Function Index (FSFI), microbiota vaginal e percepção de melhora da condição clínica como os desfechos secundários. Essas avaliações descritas acimas serão realizadas no T0 (antes da intervenção), T1 (após 8 atendimentos), T2 (após 16 atendimentos) e T3 (um mês após T2).  As intervenções do grupo de fotobiomodulação isolado e associado ao treinamento da musculatura do assoalho pélvico ocorrerão 2 vezes por semana, totalizando 16 sessões.

Resultados Esperados: É esperado que as abordagens não farmacológicas possam ser benéficas para os sintomas da SGM, principalmente em mulheres com contraindicações ao uso de hormônios, ou que preferem não os utilizar. Porém, espera-se que possam também como terapia adjuvante ou substituta para qualquer paciente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Presidente - 2786809 - MARIA THEREZA ALBUQUERQUE BARBOSA CABRAL MICUSSI
Externa à Instituição - PALLOMA RODRIGUES DE ANDRADE - UFPB
Notícia cadastrada em: 02/09/2022 13:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao