Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDER SAMUEL TAVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELDER SAMUEL TAVEIRA DA SILVA
DATA : 25/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Projeto preliminar de um veículo lançador de nanosatélites utilizando tecnologia scramjet


PALAVRAS-CHAVES:

scramjet, combustão supersônica, veículo lançador, nanosatélites


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Esta Qualificação de Mestrado apresenta um projeto preliminar de um veículo aeroespacial, utilizando propulsão hipersônica aspirada baseada em combustão supersônica (tecnologia scramjet), para voo atmosférico a 20 km de altitude, em velocidade hipersônica, correspondente ao número de Mach 5,79. Scramjet é um motor aeronáutico sem partes móveis, onde o veículo aeroespacial integrado a tecnologia scramjet (sistema de propulsão)deverá ser acoplado a motor foguete. O atual meio de acesso ao espaço é limitado pelo sistema de propulsão química (combustível sólido e/ou líquido) levada a bordo de foguetes. A tecnologia da combustão supersônica (scramjet) está sendo estudada como um sistema de propulsão aspirada, a ser utilizada nas camadas densas da atmosfera terrestre, para acesso ao espaço. Um demonstrador está sendo projetado para ser acoplado ao motor foguete Sonda III, para operar como segundo estágio, não havendo necessidade de utilizar motor foguete, durante o voo nas camadas atmosféricas entre 20 km a 60 km de altitude. A teoria de ondas de choque oblíquas planas, a teoria de adição de calor em escoamento unidimensional (teoria de Rayleigh) e teoria de ondas de expansão (de Prandtl-Meyer) acoplada a razão de área são aplicadas no projeto das seções de compressão, de combustão e de expansão, respectivamente, do demonstrador scramjet com configuração de compressão interna. Será considerada velocidade em regime permanente, escoamento unidimensional e ar em condições de gás caloricamente perfeito. Serão apresentadas as propriedades termodinâmicas (pressão, temperatura, massa específica, velocidade do som) e velocidade do escoamento (numero de Mach) ao longo da linha de corrente do bordo de ataque até o bordo de fuga do demonstrador, considerando escoamento sem e com efeitos de camada limite, para as condições de sem queima de combustível (power-off) e com queima de combustível(power-on).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 738.408.158-00 - PAULO GILBERTO DE PAULA TORO - ITA
Interno - 2524058 - DOUGLAS DO NASCIMENTO SILVA
Externa à Instituição - HEIDI KORZENOWSKI - UNIVAP
Notícia cadastrada em: 18/02/2021 14:10
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