Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO RÔMULO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : MARCELO RÔMULO FERNANDES
DATE: 11/01/2023
TIME: 13:30
TITLE:

Compreendendo Desafios e Recomendações em Educação DevOps

KEY WORDS:

DevOps, desafios, recomendações, análise temática, revisão sistemática da literatura

PAGES: 107
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SPECIALTY: Engenharia de Software
SUMMARY:

DevOps representa um conjunto de práticas que integram o desenvolvimento e a operação de software amplamente adotado na indústria atualmente. Ela envolve a implementação de vários conceitos, tais como, cultura de colaboração, entrega contínua e infraestrutura como código. A alta demanda por profissionais DevOps exige ajustes não triviais em cursos tradicionais de engenharia de software e metodologias educacionais. Por ser uma área nova, DevOps trouxe desafios significativos para a academia em relação a temas de pesquisa e estratégias de ensino. Do ponto de vista educacional, é essencial entender como os cursos existentes ensinam os conceitos e práticas fundamentais do DevOps. Nesta tese, realizamos estudos empíricos para investigar os desafios existentes dos cursos de DevOps e recomendações para superá-los. Entender tais desafios e recomendações pode contribuir para melhorar o aprendizado dos conceitos e práticas de DevOps. Em nosso primeiro estudo, apresentamos uma revisão sistemática da literatura que visa identificar desafios e recomendações para o ensino de DevOps. Nossas descobertas mostram um total de 73 desafios e 85 recomendações organizadas em sete categorias (pedagogia, currículo, avaliação, ferramenta, conceitos de DevOps, preparação de aula, configuração de ambiente) de um total de 18 artigos selecionados. Também discutimos como as recomendações existentes abordam os desafios encontrados no estudo, contribuindo assim para a preparação e execução de cursos de DevOps. Por fim, investigamos se os desafios e recomendações são específicos para o ensino de DevOps. Nosso segundo estudo envolveu entrevistas com 14 educadores DevOps de diferentes universidades e países, com o objetivo de identificar os principais desafios e recomendações para o ensino de DevOps. O estudo identificou 83 desafios, 185 recomendações e vários vínculos de associação e conflitos entre eles. Tais resultados podem ajudar educadores a planejar, executar e avaliar cursos de DevOps. Elas também destacam várias oportunidades para os pesquisadores proporem novos métodos e ferramentas para ensinar DevOps. Os estudos restantes desta tese visam avaliar a utilidade dos desafios e recomendações reportados para a educação DevOps na preparação de novos cursos e melhoria dos existentes. Também planejamos analisar o impacto dos desafios e recomendações do ponto de vista da indústria.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA