Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO VINÍCIUS REMÍGIO DA COSTA

SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SPECIALTY: Engenharia de Software
SUMMARY:

Big Data é um termo genérico que geralmente se refere a conjuntos de dados cujo tamanho cresce para além da capacidade dos métodos e ferramentas tradicionais de coletar, armazenar, processar e analisar dados em um tempo tolerável e utilizando recursos computacionais de forma razoável. Sistemas de Big Data (BDS) podem ser encontrados em diversas áreas, provendo insights e informações úteis a organizações e usuários. A complexidade e as características intrínsecas a esses sistemas requerem arquiteturas de software para satisfazer adequadamente requisitos funcionais e de qualidade. Arquiteturas de referência são consideradas um ativo importante na construção de arquiteturas de software uma vez que elas promovem reuso de conhecimento e orientam seu desenvolvimento, padronização e evolução. Entretanto, muitas arquiteturas de referência para BDS ainda são produzidas utilizando uma abordagem ad-hoc sem seguir um processo sistematizado para seu projeto e avaliação. Consequentemente, a maioria das arquiteturas propostas não alcança a maturidade exigida em projetos reais de software envolvendo BDS. Este trabalho tem por objetivo propor uma arquitetura de software de referência para servir de base à construção de arquiteturas de software para BDS. A proposta seguiu o ProSA-RA como um processo sistemático para guiar a definição de arquiteturas de referência, incluindo etapas como análise, síntese e avaliação arquitetural com base em fontes sólidas de informação. As contribuições esperadas deste trabalho são (i) o estabelecimento de requisitos e componentes relevantes em arquiteturas de software para BDS e (ii) uma arquitetura de referência para BDS baseada em um processo sistemático, reunindo tanto prática da indústria quanto conhecimento acadêmico nesse domínio.

COMMITTEE MEMBERS:
Interno - 2316877 - EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE
Interna - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Externa à Instituição - ELISA YUMI NAKAGAWA - USP
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 23:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao