Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL LUCAS DE MOURA FERINO

SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SPECIALTY: Engenharia de Software
SUMMARY:

O DevOps surge como um conjunto de práticas que lidam com conflitos entre as equipes de desenvolvimento e operação e busca garantir releases de software que sejam rápidas e confiáveis. O entendimento dessas práticas é essencial para engenheiros de software na indústria. Nesse sentido, a educação DevOps assume a tarefa vital de preparar os novos profissionais, ensinando essas práticas utilizando métodos de ensino adequados. O trabalho de pesquisa existente mostra que os métodos de ensino são úteis para os educadores desenvolverem e melhorarem seus cursos de DevOps. No entanto, há um número insuficiente de estudos investigando métodos de ensino na educação em DevOps. Nesta dissertação, realizamos dois estudos empíricos buscando compreender os métodos de ensino utilizados na educação em DevOps. Nosso objetivo é orientar os novos educadores de DevOps a alcançar uma melhor experiência de ensino. Como resultado dos estudos, identificamos o uso de 23 métodos de ensino, incluindo aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em projetos, uso de laboratórios e palestras como os mais recorrentes. A maioria desses métodos de ensino requerem interação entre educador e aluno. Por outro lado, também identificamos 40 combinações de métodos de ensino ao longo dos cursos. Aprendizagem baseada em projetos junto com aprendizagem colaborativa é uma combinação comum. Por fim, palestra, laboratórios, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem colaborativa são métodos de ensino mais recorrentes em cursos de DevOps existentes.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA