O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa no IFRN
Palavras-chave: texto literário; conto policial; ensino e aprendizagem de língua inglesa; cultura.
Esta pesquisa busca desenvolver as competências linguístico-comunicativa e intercultural dos alunos do Ensino Médio do IFRN - campus Zona Norte, por meio do texto literário, especificamente um conto policial original de Conan Doyle. Partimos da premissa de que o texto literário pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, como por exemplo: enriquecimento linguístico-cultural, envolvimento pessoal, desenvolvimento das habilidades interpretativas dos alunos (KRAMSCH, 2015; COLLIE; SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF e MALLEY, 2003). Nosso trabalho tem características mistas de uma pesquisa quali-quantitativa, como também de uma pesquisa-ação que segue o modelo de Kemmis e McTaggart (1988), visto que tivemos os períodos de planejamento, ação e reflexão. Aplicamos dois questionários abertos aos participantes da pesquisa, alunos do Ensino Médio do IFRN - Campus Zona Norte, a fim de investigar como eles compreendem a cultura da língua-alvo e se é possível melhorar seu conhecimento de inglês pela leitura de um conto policial. O resultado da nossa pesquisa corroborou os benefícios do texto literário na aprendizagem da língua inglesa.