PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2025.2
|
LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
|||||
|
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
|
Componente(s) |
|
|
|
Tópicos em LTD (Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo) 1. Formação da Linguística na fronteira Brasil- Argentina-Uruguai 2. Análise textual do discurso religioso 3. Estudos linguísticos avançados em perspectiva funcional-construcionista *Turma pela Manhã 4. Estudos em processos textual-interativos
|
Tópicos em LTD (Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo) |
|
Docente(s) |
|
2. Sulemi (30h); Graça (15h); Passeggi (30h) (aceita discentes especiais)
|
1.Nedja (15h), Sulemi (30h) e Graça (15h). |
1. Clemilton Lopes Pinheiro (aceita discentes especiais)
2. Graça (15h); Alessandra (15h); Passeggi (30h) (aceita discentes especiais)
3.Nedja (30h) e Fernando (30h) (Aceita discentes especiais) *TURMA PELA MANHA - M2345
4. Hozanete (não aceita discentes especiais) |
|
|
LINGUÍSTICA APLICADA |
|||||
|
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
|
Componente(s) |
|
|
|
Tópicos em LA (Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo) 1. Contribuições de Michel Foucault para a Análise do Discurso (AD)
|
Tópicos em LA (Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)
1. Concepções do Círculo de Bakhtin para os estudos em LA |
|
Docente(s) |
|
2. Glícia Azevedo (60h) e Ana Paz (15h) (Aceitamos discentes especiais) |
1. Paulo Henrique Duque (60h). (Aceita discentes especiais) |
1. Cellina (aceita discentes especiais)
|
1. Maria da Penha Casado (aceita discentes especiais)
|
|
LITERATURA COMPARADA |
|||||
|
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
|
Componente(s) |
|
|
1. Metodologia da Pesquisa em LC
|
Tópicos em LC (Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)
1. O estatuto do romance brasileiro contemporâneo 2. Literatura e religião por uma perspectiva decolonial: teoria e prática 3- Literaturas e perspectivas anticoloniais na América Latina. |
Tópicos em LC (Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo) |
|
Docente(s) |
|
1. Juliane Welter (aceita discentes especiais) 2. Orison Marden Bandeira de Melo Júnior (Aceita discentes especiais) |
|
||
|
|
|||||
|
Componente(s) |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
||||
|
Docente(s) |
|
|
|
|
1. Tito Matias (20h) - LC 2. Cellina (20h) - LA 3. Clemilton (20h) - LTD |
EMENTAS DAS DISCIPLINAS TÓPICOS
Tópicos em LTD
Nome do componente: Formação da Linguística na fronteira Brasil- Argentina-Uruguai
Ementa: Estudos das relações epistolares e acadêmicas entre Amado Alonso, Eugenio Coseriu e Mattoso Câmara tendo em vista a reflexão sobre a história da formação da linguística na América Latina notadamente na fronteira Brasil-Argentina-Uruguai.
Nome do componente: Análise textual do discurso religioso
Ementa: a) Análise linguística da atuação de agentes políticos com identidade religiosa. b) Plano de texto, ponto de vista e responsabilidade enunciativa em textos do NT. c) Interpretação feminista e igualitária do discurso religioso.
Nome do componente: Estudos linguísticos avançados em perspectiva funcional-construcionista
Ementa: Leitura crítica de pesquisas ancoradas teórica e metodologicamente em abordagem funcional e construcionista. Prática de análise de fenômenos linguísticos à luz de modelos baseados no uso.
Nome do componente. Estudos em processos textual-interativos
Ementa :Genética textual. Manuscrito escolar como objeto material, objeto cultural e objeto de conhecimento científico. Escrita enquanto processo. Escrita colaborativa em sala de aula. Sistema Ramos como metodologia para coleta de dados. Texto-dialogal. Rasuras oral e escrita como constitutivas do processo de escrita. Metalinguagem e aprendizagem da escrita.
Tópicos em LA
Nome do componente: Contribuições de Michel Foucault para a Análise do Discurso
Ementa: Leitura e discussão de textos do pensador francês para reflexão acerca de algumas temáticas relacionadas às diferentes práticas discursivas (descontinuidade histórica e dispersão discursiva; formação discursiva e função enunciativa; subjetividade e autoria; procedimentos discursivos de poder (externos, internos e de rarefação dos sujeitos); poder disciplinar e biopoder; estética da existência e cultura de si; tecnologias do eu pela escrita (diários, livros de anotações, cartas e seus desdobramentos na contemporaneidade).
Nome do componente: Concepções do Círculo de Bakhtin para os estudos em LA
Ementa: O problema do conteúdo do mateiral e da forma. Cronotopo e exotopia para uma análise dialógica dos enunciados concretos. Dialogismos e cotejamento dialógico: o processo de compreensão dos enunciados concretos.
Tópicos em LC
Nome do componente: O estatuto do romance brasileiro contemporâneo
Ementa: Análise da forma como o gênero romance tem se estabelecido na literatura brasileira no século XXI: forma literária e processo social; a posição do narrador; a memória como estrutura predominante e seus derivados.
Nome do Componente: Literatura e religião por uma perspectiva decolonial: teoria e prática
Ementa: Análise decolonial da literatura e da religião, e da sua relação: estudo sobre colonialismo e decolonialidade; literaturas decoloniais e análises decoloniais; análise das relações entre literatura, religião e poder.
Nome do Componente: Literaturas e perspectivas anticoloniais na América Latina
Ementa: Estudo de algumas das perspectivas anticoloniais produzidas por intelectuais da América Latina. Investigação das explicitações do domínio colonial em obras de autoras e autores latino-americanos e das possibilidades da literatura na construção de outras estruturas simbólica e identitárias.