Quadro de disciplinas para 2025.2

 

 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2025.2


LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

  1. Linguagem e cognição
  2. Linguísticas discursivas e enunciativas e estudo do texto
  1. Metodologia da Pesquisa em LTD

 

Tópicos em LTD

(Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)

1. Formação da Linguística na fronteira Brasil- Argentina-Uruguai

2. Análise textual do discurso religioso

3. Estudos linguísticos avançados em perspectiva funcional-construcionista *Turma pela Manhã

4. Estudos em processos textual-interativos

 

Tópicos em LTD

(Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)

Docente(s)

 

  1. Janaina Weissheimer (aceita discentes especiais)

2.  Sulemi (30h); Graça (15h); Passeggi (30h) (aceita discentes especiais)

 

1.Nedja (15h), Sulemi (30h) e Graça (15h).

1. Clemilton Lopes Pinheiro  (aceita discentes especiais)

 

2. Graça (15h); Alessandra (15h); Passeggi (30h) (aceita discentes especiais)

 

3.Nedja (30h) e Fernando (30h)

(Aceita discentes especiais) *TURMA PELA MANHA - M2345

 

4. Hozanete (não aceita discentes especiais)

 

LINGUÍSTICA APLICADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

  1. Discurso, cultura e sociedade
  2. Gêneros textuais/discursivos e ensino
  1. Metodologia da Pesquisa em LA

 

Tópicos em LA

(Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)

1. Contribuições de Michel Foucault para a  Análise do Discurso (AD)

 

Tópicos em LA

(Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)

 

1. Concepções do Círculo de Bakhtin para os estudos em LA

Docente(s)

 

  1. Renata (30h) e Penha (45h) (aceita discentes especiais)

2. Glícia Azevedo (60h) e Ana Paz (15h)

(Aceitamos discentes especiais)

1. Paulo Henrique Duque (60h). (Aceita discentes especiais)

1. Cellina (aceita discentes especiais)

 

 1. Maria da Penha Casado (aceita discentes especiais)

 

LITERATURA COMPARADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

 

1. Metodologia da Pesquisa em LC

 

Tópicos em LC

(Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)

 

1. O estatuto do romance brasileiro contemporâneo

2. Literatura e religião por uma perspectiva decolonial: teoria e prática

3- Literaturas e perspectivas anticoloniais na América Latina.

Tópicos em LC

(Nome do Tópico e docente(s) - ementa abaixo)

Docente(s)

 

   

1. Juliane Welter (aceita discentes especiais)

2. Orison Marden Bandeira de Melo Júnior (Aceita discentes especiais)
3- Danielle Grace (aceita discentes especiais)

 

 

Componente(s)

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Docente(s)

 

 

 

 

1. Tito Matias (20h) - LC

2. Cellina (20h) - LA

3.  Clemilton (20h) - LTD


 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS TÓPICOS

Tópicos em LTD

 

Nome do componente: Formação da Linguística na fronteira Brasil- Argentina-Uruguai

Ementa: Estudos das relações epistolares e acadêmicas entre Amado Alonso, Eugenio Coseriu e Mattoso Câmara tendo em vista a reflexão sobre a história da formação da linguística na América Latina notadamente na fronteira Brasil-Argentina-Uruguai.

 

Nome do componente: Análise textual do discurso religioso

Ementa: a) Análise linguística da atuação de agentes políticos com identidade religiosa. b) Plano de texto, ponto de vista e responsabilidade enunciativa em textos do NT. c) Interpretação feminista e igualitária do discurso religioso.

 

Nome do componente: Estudos linguísticos avançados em perspectiva funcional-construcionista

Ementa: Leitura crítica de pesquisas ancoradas teórica e metodologicamente em abordagem funcional e construcionista.  Prática de análise de fenômenos linguísticos à luz de modelos baseados no uso.

 

Nome do componente. Estudos em processos textual-interativos

Ementa :Genética textual. Manuscrito escolar como objeto material, objeto cultural e objeto de conhecimento científico. Escrita enquanto processo. Escrita colaborativa em sala de aula. Sistema Ramos como metodologia para coleta de dados. Texto-dialogal. Rasuras oral e escrita como constitutivas do processo de escrita. Metalinguagem e aprendizagem da escrita.

 

Tópicos em LA

Nome do componente: Contribuições de Michel Foucault para a Análise do Discurso

Ementa: Leitura e discussão de textos do pensador francês para reflexão acerca de algumas temáticas relacionadas às diferentes práticas discursivas (descontinuidade histórica e dispersão discursiva; formação discursiva e função enunciativa; subjetividade e autoria; procedimentos discursivos de poder (externos, internos e de rarefação dos sujeitos); poder disciplinar e biopoder; estética da existência e cultura de si; tecnologias do eu pela escrita (diários, livros de anotações, cartas e seus desdobramentos na contemporaneidade).

 

Nome do componente: Concepções do Círculo de Bakhtin para os estudos em LA

Ementa: O problema do conteúdo do mateiral e da forma. Cronotopo e exotopia para uma análise dialógica dos enunciados concretos. Dialogismos e cotejamento dialógico: o processo de compreensão dos enunciados concretos.

 

 

Tópicos em LC

Nome do componente: O estatuto do romance brasileiro contemporâneo

Ementa: Análise da forma como o gênero romance tem se estabelecido na literatura brasileira no século XXI: forma literária e processo social; a posição do narrador; a memória como estrutura predominante e seus derivados.

 

Nome do Componente: Literatura e religião por uma perspectiva decolonial: teoria e prática

Ementa: Análise decolonial da literatura e da religião, e da sua relação: estudo sobre colonialismo e decolonialidade; literaturas decoloniais e análises decoloniais; análise das relações entre literatura, religião e poder.

 

Nome do Componente: Literaturas e perspectivas anticoloniais na América Latina

Ementa: Estudo de algumas das perspectivas anticoloniais produzidas por intelectuais da América Latina. Investigação das explicitações do domínio colonial em obras de autoras e autores latino-americanos e das possibilidades da literatura na construção de outras estruturas simbólica e identitárias. 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao