OS MEMES NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UM RESSOAR DE VOZES NO FACEBOOK
Linguagem. Identidade docente. Facebook. Professor de inglês.
As redes sociais online passaram a representar um espaço de construção e expressão de identidades e valores na contemporaneidade. Como parte dessa cultura da web, os memes facilmente são associados como partículas de transmissão social, indicando comportamentos que são replicados através da imitação e interferindo, sobretudo, na maneira como vemos e nos posicionamos no mundo. O presente estudo intenciona discutir as construções identitárias dos professores de língua inglesa, a partir de seus posicionamentos em memes compartilhados em fanpages do Facebook. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativista, insere-se na área da Linguística Aplicada, o que nos permite transitar, no campo teórico, por entre a tríade Facebook/identidade/linguagem. Este estudo ancora-se no modelo sóciohistórico da linguagem (CÍRCULO DE BAKHTIN) e nos estudos culturais (HALL, BAUMAN, WOODWARD). O corpus é constituído por 14 memes compartilhados por 5 professores de língua inglesa em 5 fanpages do Facebook: Profissão Professor, Professor Sofredor, Professora Sincera e Professora Indelicada. A análise discursiva dos memes revela que o “outro” é imprescindível na constituição da identidade do docente de língua inglesa, pois essa se funda e se forma em um incessante processo dialógico de vozes sociais interconectadas on e off -line. E é partir desse processo que emergem, principalmente, identidades que remetem ao desprestígio social e ao profissional desatualizado, vinculadas aos já-ditos e frutos de um longo processo histórico e cultural. Tais resultados suscitam uma profunda reflexão