Banca de QUALIFICAÇÃO: JACICLELMA MARCIA DA SILVA

TIME: 09:00
LOCAL: google met
TITLE:

CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE PRECEPTORIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS, COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE

KEY WORDS:

Preceptoria. Equipe de Assistência ao Paciente. Educação Continuada. Relações Interprofissionais

PAGES: 69
BIG AREA: Ciências da Saúde
AREA: Medicina
SUMMARY:

A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) surge como uma proposta de metodologia ativa na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Objetivou-se construir um Plano de Preceptoria para auxiliar preceptores nos campos de prática, especificamente no Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Outras Drogas (CAPS ad). Estudo do tipo metodológico, com enfoque na construção de instrumentos pedagógicos, com ênfase na experiência da pesquisadora enquanto preceptora no cenário de pesquisa, CAPS ad do município de Caicó-RN. Para subsidiar a criação do plano para a VIC neste serviço de saúde, foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas entre os meses de agosto a setembro de 2023, com participação de cinco profissionais de saúde, intituladas: 1. Apresentação do Componente Curricular VIC; 2. Visita Técnica; 3. Consulta Interprofissional, e 4. Gestão do Cuidado no CAPS AD. Enquanto resultado parcial da dissertação, percebe-se que o processo de desenvolvimento das oficinas/educação permanente em saúd,e junto aos preceptores/equipe técnica do CAPS AD com enfoque na VIC, propiciou reflexões e necessidade de melhoria nas relações interprofissionais no serviço, apesar das dificuldades e conflitos profissionais existentes. Almeja-se a construção de um roteiro para visita técnica e de um roteiro de situações de aprendizagem, para fortalecimento das iniciativas de organização institucional para a preceptoria no CAPS ad de Caicó-RN, melhorando o processo ensino-aprendizagem dos estudante de graduação de medicina da EMCM.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - ***.942.844-** - DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO - UERN