Proposta de Sequência Didática Inclusiva com Sala de Aula Invertida para o Estudo de
Cinemática Utilizando Robótica
Cinemática; Sala de Aula Invertida; Teoria da Aprendizagem
Significativa; Inclusão.
O estudo da Cinemática frequentemente apresenta desafios para os estudantes,
principalmente ao tratar da distinção entre as diferentes grandezas físicas e suas
respectivas unidades e análises dimensionais. Como a Mecânica se concentra no estudo
dos movimentos, as ferramentas computacionais podem auxiliar na ilustração de
fenômenos físicos de forma mais clara. Este trabalho propõe um produto educacional
e uma sequência didática com o objetivo de desenvolver competências e habilidades
alinhadas à BNCC, promovendo o pensamento computacional e a inclusão de alunos
com necessidades educacionais específicas. A metodologia adotada é a sala de aula
invertida e este trabalho tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de
David Ausubel. Na etapa remota de ensino, os alunos serão incentivados a utilizar
ferramentas didáticas digitais para realizar tarefas utilizando o Scratch. Na sequência,
durante as aulas presenciais, os conhecimentos adquiridos serão aprofundados por meio
de atividades experimentais envolvendo robótica. O objetivo é motivar os estudantes
a utilizar recursos digitais para construir seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo que
se promove a inclusão e a valorização social, respeitando as necessidades educacionais
no ambiente escolar. Espera-se que esta abordagem desperte o interesse dos alunos em
aprender Física e facilite a compreensão dos conceitos de Cinemática, além de ressaltar
a importância da inclusão educacional no ambiente escolar.