Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DENILSON DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ DENILSON DE SOUZA SILVA
DATA : 12/11/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 04/ECT
TÍTULO:

ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE FISICA: O CONCEITO DE ENERGIA E FENOMENOS DE ROTACAO APLICADOS A DIFERENTES AREAS DO CONHECIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física; Interdisciplinaridade; Energia; Rotações


PÁGINAS: 135
RESUMO:

No cenário do Ensino de Física, as aulas interdisciplinares podem estimular o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação. Ao trabalhar com temas interdisciplinares, os alunos são desafiados a pensar de forma mais ampla e a aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas para resolver problemas complexos. Temas interdisciplinares tendem a ser mais próximos da realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais interessante e relevante. Isso pode aumentar o engajamento e a motivação para aprender. O conceito de Energia e os fenômenos de Rotação, se manifestam em leis fundamentais, como por exemplo, os princípios de conservação da energia e do momento angular. Em um estudo interdisciplinar, os temas de Energia e Rotação são de suma importância, tanto na física clássica, quanto na moderna, respectivamente. A energia proveniente da alimentação é essencial para o funcionamento do corpo humano, sendo obtida a partir dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos, especialmente carboidratos, proteínas e gorduras. Por sua vez, o movimento angular de corpos rígidos em torno de um eixo fixo é aplicável às seções de rotação, como no caso da centrifugação. Diante dos tópicos apresentados, a presente dissertação tem como objetivo a aplicação de uma sequência didática sistematizada para uma turma da segunda série do ensino médio em uma escola situada na cidade de Parnamirim/RN. A fundamentação teórica neste trabalho se baseia nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e na aprendizagem significativa de David Ausubel, além da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), possibilitando a divisão da sequência didática em dois momentos, com quatro encontros cada, totalizando oito aulas e 400 minutos no total. Propõe-se, então, uma abordagem aplicada e dinâmica, com o uso de atividade investigativa, estudo de caso, experimento de fácil acesso e, além disso, simulação virtual com o software PHET da Universidade do Colorado, EUA. Assim, esta sequência didática integra esses conceitos de maneira prática, lúdica e significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Externo ao Programa - 1390849 - RODRIGO FERNANDES LIRA DE HOLANDA - null
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 16:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao