Os fios da história entre o Potengi e o Trampolim durante a Segunda Guerra Mundial: o cotidiano da cidade de Natal em 1944 no jornal “Diário de Natal”
História Regional; Ensino de História; Periódicos; Segunda Guerra
Mundial.
É comum que os alunos do 9o ano nutram uma grande expectativa para estudar a
Segunda Guerra Mundial, atraídos por narrativas empolgantes presentes na cultura
pop, muitas vezes já trazem conhecimentos prévios sobre fatos e nomes que fazem
parte do evento. O objetivo desta dissertação é propor uma abordagem para o estudo
da Segunda Guerra Mundial a partir do enfoque regional, utilizando para isso recortes
do jornal “O Diário de Natal” dos meses de junho e julho de 1944. A dissertação está
estruturada em três capítulos, no primeiro capítulo discute a escola e sua comunidade
como campo de pesquisa, a partir da etnografia descreve a estrutura física, o corpo
docente e discente, reflete sobre o papel do professor de História como tecelão dos
conhecimentos históricos e da disciplina de História na composição da cultura escolar.
No segundo capítulo, discute sobre a História como uma narrativa capaz de elaborar
identidades, o uso de fontes históricas, em especial o periódico impresso, como
materiais didáticos, bem como o potencial didático-pedagógico que a História
Regional possui para um processo de ensino-aprendizagem significativo. No terceiro
capítulo discute sobre a estrutura do conhecimento histórico acerca da participação
da cidade do Natal-RN na Segunda Guerra Mundial, muitas vezes fundamentado no
ufanismo ou numa perspectiva folclórica, apresentando os fundamentos para um
estudo da História Regional a partir do documento-jornal “O Diário de Natal” entre
junho e julho de 1944. No apêndice está o produto didático, fruto da reflexão teórico-
metodológica dos capítulos da dissertação. Trata-se de uma sequência didática
intitulada “Os Fios da História” em que são apresentadas sugestões de
contextualização sobre a Segunda Guerra Mundial a partir da História Regional, um
processo avaliativo por meio de rubrica e recortes do jornal “O Diário de Natal” com
sugestões de perguntas norteadoras para a elaboração da narrativa histórica por
parte dos alunos.