Tocando os corpos do silêncio, um excitante pulsar de corpos voláteis: pelo direito à diversidade sexual e identidade de gênero na escola
Diversidade sexual; Diversidade de gênero. Ensino de História. Direitos
Humanos; LGBTQIAPN+.
A presente pesquisa aborda a necessidade da inserção dos estudos sobre diversidade sexual e de
gênero no currículo de História. Enfatiza a necessidade de informações seguras alinhadas aos
Direitos Humanos, diante do avanço das conquistas legais da comunidade LGBTQIAPN+ e do
crescimento de políticas conservadoras, marcadas pelo pânico moral e pela falácia da "ideologia de
gênero". A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, fundamentada na
revisão da literatura e na elaboração de material didático específico para o ensino de História, que é
uma disciplina eletiva acompanhada de uma sequência didática. Para o debate teórico relacionado à
identidade, gênero e sexualidade, estabelecendo conexões com a história e a educação, foram
utilizadas obras de Judith Buther, Joan Scott, Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Louro. O produto
proposto tem por objetivo explorar a diversidade de gênero e sexualidade em diferentes contextos
históricos e promover o reconhecimento de representações positivas para a comunidade
LGBTQIAPN+, por tempo silenciadas na História.