“CONCEITOS HISTÓRICOS, LETRAMENTO E GAMIFICAÇÃO: UM EXERCÍCIO DE APROFUNDAMENTO DIDÁTICO E
UMA EXPERIÊNCIA APRAZÍVEL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”
Ensino de História; Conceitos históricos; Letramento; Gamificação.
O presente trabalho procura demonstrar uma experiência possível com conceitos históricos e
letramento histórico a partir do uso do game Shadow off Rome. O alunado que atingimos aqui
compõe as turmas do Nono Ano (Anos Finais do Ensino Fundamental) da Escola Municipal
de Ensino Fundamental Eliete Souza de Araújo Silva, localizada na cidade de Frei Martinho
na Paraíba. Para uma proposta pedagógica viável, utilizou-se a ferramenta digital como
metodologia facilitadora de compreensão para os conteúdos históricos pertinentes à História
Romana Antiga. Nossa intenção é a de promover a jogabilidade e trabalhar o letramento de
conceitos históricos a partir da ferramenta digital do game que envolva basicamente os
contextos da História através de conceitos generalizantes como senado, império, escravidão,
sociedade, política, economia, expansão... A proposta de trabalho configura-se no uso do
game como uma prática de sensibilizar ao estudo dos conceitos, seu letramento e sua
materialização a partir de uma ferramenta didática como o bingo histórico com o intuito de
promover a aprendizagem de maneira lúdica e aprazível para nossos educandos a partir do
protagonismo estudantil e metodológico dos próprios.