O ensino de História em cursinhos preparatórios: por uma educação popular e libertadora
Ensino de História; Cursinhos populares; Paulo Freire; Educação Popular;
ENEM.
O presente trabalho analisa dados do IBGE disponibilizados pelo PNAD Contínua para
evidenciar como alguns grupos da sociedade são excluídos do acesso ao ensino superior, e
procura evidenciar como os cursinhos preparatórios populares atuam no combate a esse
problema através da pedagogia libertadora de Paulo Freire. A proposta justifica-se pela sua
relevância social e utiliza, como aporte teórico, Paulo Freire, bell hooks e Flávia Caimi. Para
entender como funciona o trabalho dos cursinhos, como se desenvolve o ensino de História
nos cursinhos preparatórios e os principais desafios enfrentados, optou-se por estudos de
caso, com foco nos cursinhos populares da rede Emancipa e Dona Militana, que atuam no
município de Natal, Rio Grande do Norte. O principal objetivo deste trabalho é contribuir
com as ações desenvolvidas nos cursinhos preparatórios populares, apresentando como
produto um livro digital com questões no mesmo formato da prova do ENEM, trazendo
também orientações que possam auxiliar educadores e alunos, explicitando como funciona o
principal meio de entrada no ensino superior: o ENEM.