SONS DA RESISTÊNCIA: ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA POR MEIO DA MÚSICA EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO/RN
Ensino de História; Educação para as Relações Étnico-Raciais;
Instituto Padre Miguelinho (RN); Branquitude; Música.
O racismo no Brasil se apresenta de modo estrutural. A música é uma manifestação
cultural que evidencia esse processo. A presente dissertação buscou analisar a
percepção que estudantes do 3o ano do Instituto Padre Miguelinho (RN) têm acerca
do racismo como um problema estrutural na sociedade brasileira, bem como a
percepção dos estudantes quanto ao conceito de branquitude e sua relação com as
diversas manifestações do racismo estrutural no Brasil. Para isso, foram analisadas as
impressões que os alunos têm sobre essas dimensões do racismo no Brasil por meio
de questionário aplicado em formato eletrônico. Com base nos resultados desse
questionário, foi proposta uma sequência didática com objetivo de superar as lacunas
sugeridas nas respostas dos estudantes. As canções propostas como ferramentas
didáticas, tiveram como objetivo favorecer a compreensão dos/as estudantes do 3o
ano do Ensino Médio, tanto quanto o caráter estrutural do racismo no Brasil, quanto
a compreensão deles/as acerca do conceito de branquitude e da relação desse
conceito com o aspecto estrutural do racismo no Brasil. A presente dissertação
apresenta reflexões orientadas pela legislação antirracista vigente no país,
principalmente a lei 10.639/03. Esta dissertação também se orienta pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino
de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004 e pela Base Nacional
Curricular Comum de 2018. Como parte da metodologia da pesquisa, foi utilizada a
aplicação de questionário, aos estudantes para sondar percepções destes acerca de
música, racismo e branquitude. O objetivo desse trabalho é promover educação
antirracista em turmas do 3o ano do Ensino Médio. Como produto, foi proposto uma
sequência didática utilizando música como ferramenta didática que culmine em
produções musicais feitas pelos estudantes, visando promover uma educação
antirracista.