Banca de DEFESA: MARIA SANIELLE VIANA GALVÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA SANIELLE VIANA GALVÃO
DATA : 13/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

DO CONCRETO PARA O ABSTRATO, DE UMA PROBLEMÁTICA ATUAL PARA A NARRATIVA DO
PASSADO: RESGATE DA HISTÓRIA DOS POTIGUARA DO CATU PARA IDENTIFICAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA NOSSA SENHORA DA GUIA/ EMAÚS – RN,


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Ensino Fundamental; Indígenas; Material didático;
Parnamirim/RN.

 


PÁGINAS: 104
RESUMO:

O trabalho discute a formação do povo brasileiro com enfoque no combate do discurso
eurocêntrico ainda presente no livro didático de História do 5° ano dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental. Objetivou-se com essa pesquisa o enfrentamento da identidade
eurocentrada a partir do exame e reflexão do processo de identificação cultural dos
estudantes, visando à elaboração de uma Cartilha Pedagógica de suporte para os docentes
sobre a formação do povo brasileiro, destacando a contribuição da diversidade cultural dos
povos indígenas. Refletiu-se sobre a discussão historiográfica acerca da temática indígena nos
materiais didáticos e na escola, embasados no norteamento legal a respeito do tema. Os
fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa foram a revisão bibliográfica a respeito da
Nova História Indígena e sobre ensino de História, além da aplicação da técnica do
questionário e do desenho para a compreensão de como os professores da Escola Municipal
Nossa Senhora da Guia/Parnamirim-RN trabalham com a diversidade cultural em suas aulas e
quais materiais consultam para o estudo e preparação das aulas. Por meio da identificação das

lacunas presentes no livro didático de História utilizado pelos professores e correlacionando-
as junto à legalidade apontada nos referenciais, observamos que a temática indígena ainda não

é apresentada no livro didático numa perspectiva de valorização e reconhecimento da sua
contribuição para a formação do povo brasileiro. Deste modo, elaboramos uma Cartilha
Pedagógica como um instrumento sugestivo para as práticas docentes a partir de um olhar
sensível sobre a pluralidade étnica brasileira, com ênfase na disseminação e valorização da
cultura indígena do estado do Rio Grande do Norte.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON HELY SILVA
Interno - 1879280 - LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
Interno - 2279106 - ROBERTO AIRON SILVA
Notícia cadastrada em: 23/08/2024 14:06
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