DO CONCRETO PARA O ABSTRATO, DE UMA PROBLEMÁTICA ATUAL PARA A NARRATIVA DO
PASSADO: RESGATE DA HISTÓRIA DOS POTIGUARA DO CATU PARA IDENTIFICAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA NOSSA SENHORA DA GUIA/ EMAÚS – RN,
Ensino de História; Ensino Fundamental; Indígenas; Material didático;
Parnamirim/RN.
O trabalho discute a formação do povo brasileiro com enfoque no combate do discurso
eurocêntrico ainda presente no livro didático de História do 5° ano dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental. Objetivou-se com essa pesquisa o enfrentamento da identidade
eurocentrada a partir do exame e reflexão do processo de identificação cultural dos
estudantes, visando à elaboração de uma Cartilha Pedagógica de suporte para os docentes
sobre a formação do povo brasileiro, destacando a contribuição da diversidade cultural dos
povos indígenas. Refletiu-se sobre a discussão historiográfica acerca da temática indígena nos
materiais didáticos e na escola, embasados no norteamento legal a respeito do tema. Os
fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa foram a revisão bibliográfica a respeito da
Nova História Indígena e sobre ensino de História, além da aplicação da técnica do
questionário e do desenho para a compreensão de como os professores da Escola Municipal
Nossa Senhora da Guia/Parnamirim-RN trabalham com a diversidade cultural em suas aulas e
quais materiais consultam para o estudo e preparação das aulas. Por meio da identificação das
lacunas presentes no livro didático de História utilizado pelos professores e correlacionando-
as junto à legalidade apontada nos referenciais, observamos que a temática indígena ainda não
é apresentada no livro didático numa perspectiva de valorização e reconhecimento da sua
contribuição para a formação do povo brasileiro. Deste modo, elaboramos uma Cartilha
Pedagógica como um instrumento sugestivo para as práticas docentes a partir de um olhar
sensível sobre a pluralidade étnica brasileira, com ênfase na disseminação e valorização da
cultura indígena do estado do Rio Grande do Norte.