Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISANGELA MOURA DE ANDRADE
DATA : 12/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/qek-qcxm-ska
TÍTULO:
“Desenvolver múltiplos letramentos nas aulas de história: a produção de podcasts feita por estudantes da 1a série do Ensino Médio na Escola Estadual Élia de Barros”
PALAVRAS-CHAVES:
Ensino de História. Letramentos. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs. Podcast. Narrativas Históricas.
PÁGINAS: 46
RESUMO:
Apresenta discussões parciais da pesquisa, em curso, no âmbito do Mestrado Profissional de
História, o PROFHISTÓRIA, concernentes ao enfrentamento das deficiências de letramentos
demonstradas por estudantes nas aulas de História no Ensino Médio, na Escola Estadual Élia
de Barros – EEEB. Parte da problemática de como as aulas de História podem colaborar para o
desenvolvimento de múltiplos letramentos de discentes, por meio da utilização de tecnologias
digitais da informação e comunicação – TDICs, e, dessa maneira, impulsionar a aprendizagem
significativa do conhecimento histórico. Tem como pressuposto de que a produção de podcast
por alunos tem o potencial de auxiliar no aprofundamento de competências leitora e escritora,
além da oralidade, permitindo, por sua vez, os letramentos digital e histórico. Almeja, como
objetivo geral, a promoção de múltiplos letramentos em estudantes da 1a série do Ensino Médio,
na EEEB, com uma proposta de ensino-aprendizagem de História por meio de TDICs. Objetiva
especificamente: analisar o desenvolvimento de letramentos nas aulas de História na educação
básica; compreender as potencialidades do emprego de TDICs no ensino de História; construir
uma proposta de intervenção didática para a construção de narrativas históricas, por estudantes,
através de podcast. Usa, como aporte teórico, as contribuições de Kleiman (1995), Soares
(2009), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) para a construção da concepção pluralista e
multimodal de letramento, enquanto Lee (2006, 2016), Barca (2006, 2012) e Schimidt (2009)
sustentam teórico-metodologicamente a constituição da intervenção didática. Emprega
metodologicamente a abordagem qualitativa para o aprofundamento da compressão do objeto
de estudo, de tipo descritiva, em termos procedimentais, caracteriza-se por ser bibliográfica e
documental.
MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - HELENICE APARECIDA BASTOS ROCHA
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interna - 2527334 - VANESSA SPINOSA