Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEITON ANDRADE DA SILVA
DATA : 30/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Web Conferência.
TÍTULO:
DIRETO DA FONTE: UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE LITERACIA
HISTÓRICA ATRAVÉS DO YOUTUBE
PALAVRAS-CHAVES:
Ensino de História. História pública. Youtube. Literacia histórica .
Letramento digital. TDICs.
PÁGINAS: 29
RESUMO:
Esse trabalho é resultado de reflexões e práticas sobre a mediação das Tecnologias
Digitais da Comunicação e Informação em sala de aula (TDICs) e a História Pública. A
experiência baseia-se a partir da observação e análise sobre como vídeos produzidos pelo
próprio professor, postados na internet através do Youtube, podem ser utilizados para a
construção de conhecimento histórico significativo. O objetivo do trabalho é mostrar
como as TDICs podem ser utilizadas para ampliar o conhecimento histórico dos discentes
dentro do estudo de um caso específico, os alunos do primeiro ano do ensino médio do
colégio Instituto Brasil Natal/RN. As fontes para o desenvolvimento desta investigação
foram construídas a partir da listagem das principais questões feitas pelos alunos, além
de relatórios de observação de trabalho em grupo a partir de um dos vídeos do canal Não
Confunda, construído pelo próprio docente, e da análise de três de seus vídeos em
interação com os discentes da escola em questão. Como referencial teórico, o debate sobre
História pública é um marco importante para este trabalho, assim como os conceitos de
cultura escolar, formação escolar e literacia histórica, uma vez que a pesquisa busca
relacionar aspectos sobre o Ensino de História, o papel do historiador atualmente e a sua
relação com o público.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Externa à Instituição - SONIA MARIA DE MENEZES SILVA
Presidente - 2527334 - VANESSA SPINOSA