Banca de DEFESA: NADIANE CHAVES PEREIRA DE HOLANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NADIANE CHAVES PEREIRA DE HOLANDA
DATA : 20/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Web Conferência
TÍTULO:

IDENTIDADE, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: REFLEXÕES HISTÓRICAS A PARTIR DE

UMA ESCOLA QUILOMBOLA URBANA NA COMUNIDADE DE PARATIBE/JOÃO PESSOA-PB (c. 2012-2020)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Educação Escolar Quilombola; Identidade;
Currículo; Paratibe.


PÁGINAS: 273
RESUMO:

Apesar da existência da Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que torna
obrigatório o ensino de História e de Cultura africana e Afro-brasileira nas escolas de
Ensino Fundamental e Médio e da Resolução no 8, de 20 de novembro de 2012, que
define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na
Educação Básica, a realidade educacional das escolas quilombolas ainda se apresenta
marcada por um ensino que não articula por completo os conhecimentos escolares ao
cotidiano e à história da comunidade. Em virtude disso, reforçam os silenciamentos
existentes a respeito da cultura e da identidade desses grupos remanescentes
quilombolas. Refletindo sobre tal problemática e percebendo a necessidade de
implementar práticas pedagógicas que desenvolvessem as especificidades da
Educação Escolar Quilombola no ambiente da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Quilombola Prof.a Antônia do Socorro Silva Machado, localizada em
Paratibe, João Pessoa – PB, decidimos desenvolver a presente pesquisa. De tal modo,
ensejamos contribuir com a construção de um currículo voltado à Educação Escolar
Quilombola e que estabeleça referenciais de pertencimento e de identificação para a
comunidade de Paratibe. Ademais, temos como objetivo valorizar a memória e a
identidade a partir das narrativas por amostragem dos/as estudantes e dos sujeitos
locais, além do reconhecimento dos apontamentos levantados pelos/as docentes e
pela gestão sobre sua prática de ensino e sobre os desafios para a implementação de
uma educação específica para os moradores do Quilombo de Paratibe. Para tanto,
esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo com investigação
qualitativa, método complementar histórico e técnica bibliográfica e documental,
feita por meio do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Escolar Quilombola e dos Projetos Político-pedagógicos – PPP (2014-2020) da
referida escola, além do diálogo com trabalhos e autores que abordaram e
enriqueceram a temática. Como resultado, será elaborado um produto capaz de
respeitar e valorizar a cultura, os costumes e as tradições dos povos quilombolas
locais e que ajude no desenvolvimento de práticas educacionais voltadas ao combate
do preconceito racial e à valorização da identidade étnica da comunidade de
Paratibe- PB. Assim, considerando que os/as quilombolas da referida comunidade
têm especificidades relacionadas à sua história e à sua cultura.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CÍCERA NUNES
Interno - 1673791 - HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
Interno - 1879280 - LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA

Notícia cadastrada em: 11/02/2022 14:35
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